ads-geral-topo
Grande Vitória

Perdeu um documento? Ele pode estar na Casa do Cidadão

Nesta semana, alguns dos documentos foram entregues dentro de carteiras de bolso, que também são descartadas

Por Redação

3 mins de leitura

em 04 de abr de 2024, às 11h24

Foto: Divulgação Prefeitura de Vitória
Foto: Divulgação Prefeitura de Vitória

Em feriados prolongados, como a Semana Santa, é comum o aumento do número de documentos perdidos que são entregues na Casa do Cidadão. Somente nesta terça-feira (2), o serviço recebeu carteiras de Identidade, de Habilitação, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, CPF, cartão do SUS e até carteira de estudante de cinco pessoas.

A coordenadora de Atendimento e Infraestrutura da Casa do Cidadão de Vitória, Maely Maria Pimentel Teodoro, explica que também foram recebidos cartões de banco, carteiras de estudante e de convênios. “Os cartões de banco, depois de um período, se não houver procura, são destruídos, pois normalmente as pessoas solicitam o bloqueio, por segurança. Já carteiras de estudante e de convênios são descartadas imediatamente”, conta.

Nesta semana, alguns dos documentos foram entregues dentro de carteiras de bolso, que também são descartadas.

No total, já são 8.367 documentos catalogados e protegidos, aguardando serem resgatados por seus donos. Em contraste com o número de documentos perdidos, apenas 31 pessoas resgataram seus documentos neste ano.

“Em períodos de férias e após feriados prolongados, recebemos muitos documentos perdidos de pessoas de outras cidades e de outros Estados”, explica Maely. Ela lembra que, para saber se o documento se encontra na Casa do Cidadão, moradores de qualquer cidade podem consultar a relação na página de Documentos Perdidos da PMV ou pelo aplicativo Vitória Online.

Ranking dos mais perdidos

A Carteira de Identidade é a primeira colocada no ranking dos documentos mais perdidos, com 4006 unidades catalogadas. Em seguida, aparecem CPF (1.200), Carteira de Trabalho (1028) e Título de Eleitor (904).

Há ainda 443 certidões de Nascimento ou Casamento; 286 CNHs e 150 Certificados de Reservista. Outros, como cartões do SUS e passaporte, somam 350.

Quem achar qualquer documento pode entregá-lo na Recepção Central da Casa do Cidadão, que é a sede da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Como recuperar?

Para saber se o documento se encontra na Casa do Cidadão, basta consultar a relação no endereço https://documentosperdidos.vitoria.es.gov.br/ ou pelo aplicativo Vitória Online ou mesmo ir até a Casa do Cidadão. O horário de entrega de documentos no local é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para a retirada do documento, o cidadão deve apresentar outra identificação, preferencialmente contendo foto. Já para os menores de 18 anos, o documento é entregue ao pai, mãe ou responsável legal, mediante apresentação de documento que comprove o parentesco.

Casa do Cidadão

Avenida Maruípe, nº 2.544, em Itararé.
Telefone: (27) 3382-5484
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape