ads-geral-topo
Cidades

💙 Abril Azul: Cachoeiro terá caminhada de conscientização do autismo

Este é o mês dedicado à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Por Pammela Volpato

2 mins de leitura

em 12 de abr de 2024, às 10h55

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cachoeiro de Itapemirim recebe no próximo domingo (14), mais uma edição da Caminhada de Conscientização do Autismo. O evento, realizado pela Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro e Sul do ES (Apaches), faz parte da programação do Abril Azul.

Este é o mês dedicado à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com o tema: “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada está marcada para começar às 8h na Praça Jerônimo Monteiro. Vestidos de azul, os participantes seguirão com destino à Praça de Fátima, onde haverá uma programação especial.

De acordo com a presidente da Apaches, Geizir Conceição da Silva Aquino, além de profissionais para falar sobre o TEA, haverá brinquedo para as crianças e um momento de recreação com a Turma da Tina. “Além de conscientizar, esse também é um momento de integração das famílias. Um momento de lazer e diversão”, ressalta.

Caminhada de Conscientização do Autismo

Essa caminhada acontece todos os anos em Cachoeiro, desde 2017. Este ano, o evento conta com a parceria da Apae e das clínicas Fabular, Mind, Beabá e Em.Si. O objetivo principal é sensibilizar a população com relação ao autismo. Além da necessidade de que todos entendam melhor as características de quem têm essa condição, para diminuir o preconceito e aumentar a integração.

“Nós mobilizamos toda a sociedade. Além de pais de autistas, também participam professores, amigos, profissionais e convidados todos a virem conosco. Ano passado tivemos dois mil participantes e este ano esperamos que o número seja maior. Vista uma blusa azul, calce um tênis confortável e participe conosco desse momento tão importante”, frisou Geizir.

A presidente da Apaches contou que a associação possui atualmente 168 famílias associadas, mas que o número de autistas no município é muito maior. “Precisamos mostrar para a sociedade que a comunidade autista é grande e crescente. Somente da rede pública municipal de ensino de Cachoeiro temos quase 500 autistas matriculados. E eles precisam ser vistos e respeitados”.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape