Saúde e Bem-estar

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe no Brasil

População prioritária é de 75,8 milhões de pessoas no país. Já no Espírito Santo, a SESA também alertou para a baixa cobertura de vacinação

vacinação
Foto: Divulgação

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou oficialmente no dia 25 de março.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Leia também: Homem põe fogo na casa após agredir a esposa, em Cachoeiro

“A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, disse, na ocasião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Os estados com as menores porcentagens da população vacinada são o Distrito Federal (13,78%), Mato Grosso do Sul (14,18%), Mato Grosso (14,36%), Bahia (14,92%) e Rio de Janeiro (17,76%).

Em 2024, a vacinação contra a influenza acontecerá no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre. A mudança na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período do Inverno Amazônico, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe.

Neste ano, a composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Fonte: Agência Brasil

Espírito Santo

Ainda nesse mês, a Secretaria de Estado da Saúde havia alertado para a baixa cobertura de vacinação do estado. A expectativa é de que o Estado possa superar a cobertura de 56,50% dos grupos prioritários do ano anterior, alcançando a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 90% até o final da campanha. Porém, até a segunda semana de abril a cobertura vacinal aqui ainda era de 11,5%.

Além da pactuação do dia “D” de mobilização, os municípios também foram orientados a possibilitar a vacinação dos demais imunizantes do Calendário Vacinal. A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 18 de março no Estado. As doses estarão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação nos 78 municípios capixabas.

É formada em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Estagiou na assessoria de comunicação da Prefeitura de Ouro Preto, trabalhou na direção de um programa da Rádio Muniz-FM e também como produtora e repórter na TV Vitória - RECORD/ES.