Santa Casa de Muniz Freire poderá ampliar consultas e cirurgias
O objetivo é ampliar a oferta do atendimento ambulatorial especializado, por meio de credenciamento junto à Regulação do Estado.

O prefeito Dito Silva (PSB) se reuniu, na manhã da última sexta-feira (3), com a direção da Santa Casa e com o secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto e o deputado estadual Bruno Resende (União Brasil), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO encontro aconteceu na Santa Casa, após uma visita guiada à unidade. O objetivo é ampliar a oferta do atendimento ambulatorial especializado, por meio de credenciamento junto à Regulação do Estado, o que poderia tornar a Santa Casa referência na região, atendendo pacientes de vários outros municípios e, até em cirurgias eletivas.
Leia Também: Estruturação da Inovação no Caparaó entra no 3º Encontro
Também participaram da reunião a secretária Municipal de Saúde, Rita Fontes, a primeira dama Patrícia Vivyane, que é médica e voluntária no município; o diretor Clínico da Santa Casa, Thales Machado; Ivens Guimarães, gestor administrativo; a presidente da Santa Casa, Isabel Mendes; o superintendente de Saúde da Regional Sul, Márcio Clayton, secretários municipais, vereadores e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Parceria com a Santa Casa
Atualmente, no atendimento especializado, a Prefeitura de Muniz Freire já se antecipou e firmou parceria com a Santa Casa. “Desde 2022 já temos a oferta de atendimento ambulatorial em oito especialidades: pediatria, ginecologia, cardiologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, dermatologia, cirurgia geral e urologia. Entre novembro de 2022 e dezembro de 2023, foram realizadas 3.960 consultas. Agora, com a ajuda do governo do Estado, podemos ampliar isso e ser referência na região”, informou o prefeito Dito Silva.
O gestor administrativo da unidade, Ivens Guimarães, agradeceu a oportunidade e disse que a Santa Casa está de portas abertas para atingir todo seu potencial de atendimento. “A gente quer trabalhar, a gente quer serviço e estamos à disposição para atender a saúde capixaba ainda mais com essa parceria que a gente tem com o Município. Nessa visita, vocês visualizaram que a gente tem potencial para poder credenciar junto ao Estado. O que é um ponto importante para a gente. Queremos devolver a Santa Casa de Muniz Freire ao cenário estadual da Saúde”, destacou Ivens Guimarães.
Possibilidades de cirurgias eletivas
Para o Secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, estando o centro cirúrgico em condições, é possível fazer cirurgias eletivas na Santa Casa de Muniz Freire. Segundo ele, nas especialidades já oferecidas no município, são quatro ou cinco que a Secretaria de Estado da Saúde tem credenciamento aberto.
“Se a Santa Casa aderir ao credenciamento, as consultas serão reguladas, atendendo não apenas pacientes de Muniz Freire, o que é bom porque irá trazer mais pessoas para transitar na cidade. Achei Muniz Freire uma cidade bonita, movimentada, visivelmente em crescimento, e isso é um ponto favorável. Sobre o hospital, eu vejo que aqui tem o principal, que é a vontade política de se fazer, outro ponto a favor, com a capacidade de poder ser um centro para outros municípios. O hospital tem uma estrutura boa, só precisa de alguns ajustes”, afirmou o secretário de Estado da Saúde.
O deputado estadual Bruno Resende (União Brasil), que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, elogiou a direção da Santa Casa pela desenvoltura e engajamento na ampliação dos serviços e também a atual gestão pela iniciativa da contratação de consultas especializadas “É só olhar para o ambulatório. São pouquíssimos os municípios que tem, hoje, o que Muniz Freire tem em relação a consultas ambulatórias de especialidades. Isso é ir além do básico, do mínimo, do que o que a maioria faz. Eu tenho certeza que, daqui a pouco, estaremos trazendo boas notícias para Muniz Freire”, declarou Bruno Resende.
Casa Rosa
Após a reunião na santa Casa, o grupo participou de uma visita à Casa Rosa, especializada no atendimento à mulher e também no Centro de Atenção Psicossocial de Muniz Freire (CAPS), inaugurado no ano passado.
Com a apresentação do Projeto: “implantação da Assistência e Cuidado Farmacêutico no Caps I de Muniz Freire, um novo olhar e uma nova perspectiva em Saúde Mental”, desenvolvido pela farmacêutica Elma Soares Mignone Soroldoni em parceria com a Rede Municipal de Saúde Mental, Atenção Primária e ICEPI por meio do Programa de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (PROFAF); que concorreu na categoria de municípios com até 30 mil habitantes e ficou em 1º lugar, o que garantiu um recurso de R$ 20 mil para a execução do projeto.
“A inauguração da farmácia do caps I hoje deu início a primeira etapa do projeto que tem por objetivo facilitar o acesso do paciente ao medicamento e promover a melhor adesão dos pacientes do CAPS I ao tratamento farmacológico e assim diminuir surtos proporcionando uma melhor qualidade de vida a esses pacientes”, destacou Elma Soares.
Segundo ela, em paralelo à implantação da Farmácia do CAPS I de Muniz Freire, o projeto traz a implantação do cuidado farmacêutico, onde o profissional farmacêutico passa a ser integrante da equipe multidisciplinar que acompanha esses pacientes no CAPS I, avaliando os resultados do tratamento farmacológico e buscando alternativas junto aos outros profissionais da unidade.

Fonte: Prefeitura de Muniz Freire.