Cirurgia robótica: quem pode ser submetido a esse procedimento?

AQUIPod

em 27 de maio de 2024, às 15h54

Cirurgia robótica: quem pode ser submetido a esse procedimento?

A cirurgia robótica é um dos avanços da medicina e o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), é pioneiro nesse tipo de procedimento no Sul do Espírito Santo. No entanto, o assunto ainda desperta curiosidade e o interesse em saber quem pode ser submetido a esse tipo de procedimento.

Segundo o coordenador de cirurgia robótica do HECI, Tiago Cypriano, as dúvidas em torno desse tipo de cirurgia é justamente com relação método do robô Versus. “Quando vamos explicar o método para os pacientes, eles dizem: ‘Dr., se for o robô que for me operar sozinho, eu não quero!’. A plataforma é para assistir e orientar o procedimento. O robô não faz nenhuma ação sozinho. Ele reproduz os movimentos do cirurgião”, explica o médico.

Leia também: Avanço da robótica na saúde será destaque no Simpósio em Cachoeiro

A cirurgia robótica é um procedimento com menos invasão, menos traumatismo e precisão cirúrgica maior. “Isso traz uma recuperação mais rápida do paciente, que vai para casa mais cedo, volta às suas atividades normais do dia a dia, muito mais precoce do que em uma cirurgia convencional. Além disso, tem um menor risco de complicações, menor sangramento e melhor visualização daquele campo operado, e isso agrega bastante benefício”, continua o coordenador de cirurgia robótica do HECI.

Assista a entrevista completa!