Mudanças do Clima: secretária nacional conhece ações no ES
A comitiva foi acompanhada pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni.

O Governo do Estado recebeu, nesta segunda-feira (17), a visita da secretária de Mudanças do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni. A comitiva foi acompanhada pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiEles apresentaram importantes projetos de infraestrutura e sustentabilidade desenvolvidos no Espírito Santo.
Leia também: Transplante de ossos, já ouviu falar? Entenda como funciona
“Ainda temos passos a dar para alcançarmos a neutralidade de carbono até 2050. Metas a longo prazo precisam de passos ano a ano. Estamos executando uma série de obras e ações no Estado, que servem de referência para o País. O Fundo Cidades, por exemplo, tem investimentos que ultrapassam R$ 1 bilhão em obras de adaptações às mudanças climáticas e macrodrenagem, bem como o Plano de Descarbonização. A vinda da secretária é importante para aproximar o Governo das ações executadas a nível federal”, comentou o governador.
A agenda teve início com uma visita ao Centro de Inteligência da Defesa Civil (Cidec), em Vitória, uma instalação de alta tecnologia destinada à prevenção e resposta a desastres naturais.
Com investimento superior a R$ 100 milhões, o Cidec é um dos mais avançados do País. O objetivo é aumentar a capacidade de resposta do Estado, com uso de tecnologia de ponta e a maior integração entre os órgãos dos Governos estadual e municipais.
Programa Capixaba de Mudanças Climáticas
Em seguida, foi realizada uma reunião no Palácio Anchieta, com objetivo de apresentar a estratégia climática do Espírito Santo. No encontro, destacou-se o Programa Capixaba de Mudanças Climáticas e suas principais frentes: mitigação, por meio do Plano de Descarbonização do ES, e de adaptação, com o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas, atualmente em fase de estruturação.
O Plano de Descarbonização do ES, reconhecido como uma referência nacional, tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover uma economia mais sustentável e de baixo carbono. Em novembro de 2023, o plano capixaba foi destaque na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, também ressaltou a relevância do plano.
“Nosso objetivo é transformar o Espírito Santo em um modelo de desenvolvimento sustentável. Com políticas públicas eficientes e investimentos em tecnologia, queremos garantir um futuro mais verde para as próximas gerações. Nosso plano contempla diversas iniciativas, como a transição para fontes de energia renováveis e a implementação de práticas agrícolas sustentáveis”, afirmou.
Projeto “Adapta Cidades” para mudanças do clima
A secretária de Mudanças do Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA) também compartilhou informações sobre o projeto Adapta Cidades, do Governo Federal, e enfatizou a importância do diálogo e do trabalho conjunto. Ela apresentou ainda a estratégia do MMA para alavancar o financiamento necessário para viabilizar a elaboração desses planos. Além disso, ressaltou que o Espírito Santo está bem avançado nessa área e pode servir como modelo para outros estados.
“As mudanças do clima já estão impactando a vida das pessoas de uma maneira negativa, como vimos não somente no caso do Rio Grande do Sul, mas também em diversos estados, a exemplo do que ocorreu no sul do Espírito Santo. Por isso, é importante trabalhar como vemos aqui na mitigação desses gases de efeito estufa e também na prevenção e adaptação das cidades. Fiquei muito impressionada com o monitoramento feito no Cidec de tudo que está acontecendo em todos os municípios do Espírito Santo, permitindo atuar de forma preventiva junto com os municípios e permitindo uma resposta rápida em casos de desastre”, relatou Ana Toni.
Na última parte da agenda, a comitiva fez visitas técnicas às obras do canal Rio Marinho e às Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAPs) do Rio Marinho e de Cobilândia, ambas no município de Vila Velha.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726