Saúde e Bem-estar

Depressão: atenção especial para idosos pode ser obrigatória no ES

Pela proposta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deverá coordenar ações de conscientização por meio de campanha estadual

Por Flavio Cirilo

1 min de leitura

em 15 de ago de 2024, às 11h46

Foto: Rafa Neddmeyer | Agência Brasil
Foto: Rafa Neddmeyer | Agência Brasil

A depressão em idosos pode ganhar uma atenção especial no Espírito Santo. Isso porque tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) Projeto de Lei (PL) 354/2024, que visa ampliar a promoção de ações para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença nessa faixa etária da vida.

A iniciativa é do médico e deputado estadual Dr. Bruno Resende (União). Pela proposta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deverá coordenar ações de conscientização por meio da Campanha Estadual de Conscientização sobre Depressão em Pessoa Idosa.  

LEIA TAMBÉM: Mais de 90 kg de produtos impróprios ao consumo são apreendidos no Sul do ES

As ações devem chamar atenção para os fatores de risco, tratamento e prevenção da depressão em idosos. Visa ainda fomentar a busca por ajuda profissional, combater o estigma acerca do tema e contribuir para a elaboração de políticas públicas. 

O projeto que visa combater a depressão em idosos ainda precisa ser analisado pelas  comissões de Justiça, de Direitos Humanos, de Saúde e de Finanças antes de ir para votação em Plenário. 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui