Botulismo: conheça os alimentos que podem causar a doença
Em casos graves de botulismo , pode ser necessário suporte respiratório, como ventilação mecânica.
O que é botulismo e o que causa? A médica infectologista da Unimed Sul Capixaba, Luiza Morandi, afirma que o botulismo é uma doença rara e potencialmente fatal. Ela explica que a doença é causada por toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria libera uma neurotoxina que afeta o sistema nervoso, levando a sintomas como fraqueza muscular e paralisia.
Como é a transmissão do botulismo? A transmissão do botulismo ocorre principalmente pela ingestão de alimentos contaminados com a toxina. Também pode ocorrer pela contaminação de feridas ou, no caso de bebês, pela ingestão de esporos da bactéria que se desenvolvem no intestino.
Leia também: Setembro Verde: campanha conscientiza sobre asfixia em recém-nascidos
Que alimentos podem causar botulismo alimentar? Para prevenir a doença, é fundamental evitar o consumo de alimentos mal conservados ou enlatados que estejam danificados ou com mau cheiro. Além disso, cozinhar os alimentos corretamente ajuda a destruir a toxina. Cuidar adequadamente de feridas evita a infecção por Clostridium botulinum, entre outras atitudes preventivas.
Segundo o Ministério da Saúde, os alimentos mais comumente envolvidos são:
- Conservas vegetais, principalmente as artesanais (palmito, picles, pequi);
- Produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (salsicha, presunto, carne frita conservada em gordura – “carne de lata”);
- Pescados defumados, salgados e fermentados; queijos e pasta de queijos
- Raramente, em alimentos enlatados industrializados.
No entanto existem quatro formas principais de botulismo. Primeiramente, o botulismo alimentar, que é a forma mais comum e ocorre pela ingestão de alimentos contaminados.
Em segundo lugar, temos o botulismo de feridas, que acontece quando as toxinas entram no organismo por meio de uma ferida infectada.
Ocorre botulismo infantil quando o bebê ingere esporas da bactéria, que produzem toxinas em seu intestino. Por último, o botulismo por inalação é raro e ocorre pela inalação direta de toxinas, geralmente em ambientes laboratoriais.
O que mata a bactéria do botulismo? O tratamento do botulismo envolve a administração de antitoxinas para neutralizar a toxina circulante. Em casos graves, pode ser necessário suporte respiratório, como ventilação mecânica. O tratamento precoce aumenta as chances de recuperação.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.