Site que impede falsificação de atestado médico chega ao Brasil
O Atesta CFM será o sistema oficial de emissão e validação de atestados médicos em todo o Brasil.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou a plataforma Atesta CFM, que promete ser uma solução digital para a validação atestados médicos emitidos no país. A iniciativa, regulamentada pela Resolução CFM nº 2.382/2024, busca combater fraudes e irregularidades.
Segundo o site da CFM, a ferramenta estará disponível a partir de novembro para uso educativo e, em março de 2025, torna-se obrigatória. Sendo assim, a plataforma garantirá a autenticidade dos atestados e proporcionará segurança tanto aos profissionais da saúde quanto às empresas e trabalhadores.
Leia também: O que é infarto fulminante? Veja as causas, sintomas e o que fazer
Por meio da integração segura com diversos bancos de dados, Atesta CFM permitirá a emissão e validação de diversos tipos de atestados, incluindo de saúde ocupacional e afastamento.
Assim, a plataforma notificará médicos sobre atestados emitidos em seu nome e CRM, enquanto trabalhadores e empresas poderão verificar a autenticidade dos documentos.
A plataforma cumpre integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que assegura a privacidade e a segurança das informações.
Como funciona o Atesta CFM
Para usar, o médico acessa o site, autentica-se e emite atestados, como os de Saúde Ocupacional (ASO), comparecimento e acompanhamento. O consultório enviará os atestados diretamente para as empresas, se o empregado permitir.
Entre as vantagens, a plataforma permite mobilidade: médicos podem emitir atestados de qualquer lugar – hospitais, clínicas, telemedicina ou atendimento domiciliar. A assinatura digital envia o atestado diretamente para o celular do paciente e, com autorização, para a empresa.
Além disso, o Atesta CFM reconhece automaticamente os atestados emitidos pelo portal prescricao.cfm.org.br. A plataforma permite personalização dos documentos, inclusão de logotipo e design, gestão do histórico de consultas, além de suporte para cancelamento de atestados inválidos.
O Atesta CFM também elimina a necessidade de carimbos e papel timbrado, prevenindo roubos de receituários e carimbos físicos. A organização dos documentos se torna prática, com ferramentas que ajudam o médico a quantificar e gerenciar os atestados emitidos.
Para locais com acesso restrito à internet, a plataforma oferece talonários impressos com código de segurança e rastreabilidade. O sistema atualiza automaticamente os dados assim que há conexão, garantindo envio imediato ao paciente e à empresa.
Por fim, a plataforma também beneficia empresas, com redução de custos no armazenamento de documentos e na gestão de benefícios.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui