Um projeto de releitura de crônicas da literatura brasileira, escolhendo obras de autores como Machado de Assis, Clarice Lispector e Fernando Veríssimo, foi desenvolvido pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, em Conceição do Castelo.
A iniciativa se deu durante as aulas de Língua Portuguesa, ministradas pela professora Carla Tedesco Barboza Buzan, e de Projeto Integrador de Linguagens, ministradas pela professora Lauriene Quinelato.
Leia Também: Escola de Castelo é campeã no Torneio Brasileiro de Robótica
O projeto buscou desenvolver nos estudantes a capacidade de interpretação e reprodução de textos literários, promovendo a criatividade e a crítica literária. Eles exploraram as características das crônicas, analisando temas, estilos e contextos.
Já para a produção das releituras, os alunos utilizaram metodologias como “Aprendizagem Baseada em Projetos”, que incentivou a colaboração; “Storytelling”, que promoveu a narrativa envolvente; e “Role Playing”, que permitiu a vivência dos personagens e situações.
Experiência foi enriquecedora
A professora Lauriene Quinelato destacou que a experiência foi enriquecedora e gratificante para todos que participaram, dos docentes aos discentes: “Desde o começo, percebemos o entusiasmo deles em explorar as crônicas brasileiras, o que foi fundamental para o andamento do trabalho. Trabalhar com textos de grandes autores como Machado de Assis, Clarice Lispector e Fernando Veríssimo permitiu que os alunos não só se aprofundassem no universo literário brasileiro, mas também desenvolvessem uma sensibilidade maior para interpretar e criar suas próprias releituras”, afirmou.
“Estávamos pesquisando uma crônica que nos identificássemos e encontramos a obra ‘A Cartomante’, de Luís Fernando Veríssimo. Pesquisamos muitas ideias sobre a caracterização da personagem e depois cada um dos integrantes do grupo buscou em casa o que havia de itens para montar a descrição perfeita. Em relação ao produto final, ficamos muito felizes, pois recebemos muitos elogios e também porque percebemos que toda nossa dedicação resultou em um trabalho exitoso e criativo”, contou a estudante Maria Rita Martinusso.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui