Cidades

Instituto levará cultura e empoderamento feminino ao Espírito Madeira

Artesãs de Aracruz vão ensinar público a fazer casaca, tradicional instrumento de percussão capixaba

Espírito Madeira
Vany Gomes, coordenadora do Instituto Nós Mulheres. Foto: Divulgação

O Instituto Nós Mulheres, projeto social de Aracruz, terá uma participação especial na Espírito Madeira-Design de Origem 2024, com o comando do espaço “Faça Você Mesmo”. De 07 a 09 de novembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES), o público poderá participar de oficinas de confecção de casacas, o tradicional instrumento de percussão das bandas de congo capixaba, que é feito de madeira e representa uma das heranças culturais mais valiosas do Espírito Santo.

Leia também: Restaurante está com vagas de emprego disponíveis em Cachoeiro; veja

O trabalho do Instituto se dedica à união entre sustentabilidade e desenvolvimento local, promovendo geração de renda e preservação ambiental, reforçando o compromisso de cada renovação como um “capítulo da sustentabilidade”. Desde sua fundação em 2013, o Instituto Nós Mulheres vem fortalecendo as comunidades de Aracruz por meio de oficinas e projetos de empoderamento feminino, especialmente voltados para mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

Com a doação de madeira da Suzano e parcerias que incluem instituições como o Sebrae e o Estaleiro Jurong, o Instituto já realizou diversas oficinas, entre elas a “Marcenaria Sustentável”, “Carteiras dos Artesãos” e “Congo Vive”. Esta última ensina as participantes a confeccionar casacas, instrumento símbolo da cultura capixaba, dando a elas não só uma nova habilidade, mas também a oportunidade de conexão com suas raízes e de fortalecer a cultura local.

Além de promover a autonomia das mulheres, muitas delas com histórico de violência doméstica, o Instituto Nós Mulheres contribui para desmistificar a ideia de que a marcenaria é um ofício exclusivamente masculino. Para Paula Maciel, uma das idealizadoras da Espírito Madeira, a participação do projeto na Feira dá visibilidade às mulheres, possibilitando que elas explorem novas oportunidades e ampliem seu bem-estar e autossuficiência.

A Feira

Com o objetivo de conectar toda a cadeia produtiva da madeira em um único evento – da área florestal até o alto design – empresários do setor idealizaram a Espírito Madeira, o mais completo evento do setor produtivo de madeira do Brasil, que teve sua primeira edição em 2023. Organizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, a Feira tem o apoio de grandes instituições e reúne palestras, paineis e workshops para diferentes públicos, ministrados por profissionais altamente qualificados, além da feira expositora, com 60 expositores já confirmados e expectativa de gerar R$ 45 milhões em negócios.

O sucesso de público e volume de negócios, na primeira edição, reforçou a importância de um evento setorizado na região que é bastante conhecida por seu potencial turístico e de grande valor para o agronegócio nacional. É uma oportunidade tanto para empresários como para consumidores finais, para que conheçam as tendências do mercado, as novidades em produtos, serviços e legislações.

Além das oportunidades de negócios e discussões estratégicas, a programação da Espírito Madeira 2024 traz 30 madeireiras da região Amazônica, através do Centro de Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), o Espaço Maker, as Olimpíadas da Madeira, com disputas de machado e serrote; o Dia de Campo Penzasaur, em Pindobas, onde os visitantes terão a chance de vivenciar uma experiência prática na floresta, no contraturno da Feira; o espaço “Espírito Arquitetura”, com curadoria de Paulete Almeida e participação do Café Camocim; o espaço “Faça Você Mesmo”, com oficina de casaca; além de exposição de ferramentas antigas e shows musicais. O evento também vai destacar inovações sustentáveis na construção, florestas nativas plantadas, construções modulares, que utilizam madeira integrada com aço, vidro ou pedras ornamentais, e design de ponta.

No ano passado, a edição de estreia impactou mais de 10 mil pessoas, movimentando mais de R$ 26 milhões em negócios, evidenciando o papel vital da Espírito Madeira na promoção e impulsionamento da indústria da madeira no cenário nacional. Além disso, com 40 palestrantes e mais de 51 horas de programação.

Programação Espírito Madeira 2024

Quinta-feira (07/11/2024)

Cerimônia de abertura

  • 19h30: Coral Rochativa
  • 19h45: Abertura oficial
  • 20h: Tombinho da Polenta e cantarola

Auditório

  • 15h30: Gestão de alta performance – Edmilson Supelete (Sindimol)
  • 16h: Panorama do setor florestal no Espírito Santo no âmbito da indústria de papel e celulose – Allan Brito (Suzano)
  • 16h30: Associativismo como valor competitivo – Representantes e empresários do setor madeireiro e moveleiro
  • 17h50: Madeira tratada, aplicações e tendências – José Antônio Neto (Torabrás)
  • 18h15: Arquitetura Modular Sustentável – Heliomar Venâncio (Asbea ES)
  • 18h40: Se eu plantar espécies nativas, vou ter problemas pra colher? Resumo do marco regulatório atual e tendências futuras – Raul Silva Telles do Valle (Coalizão Brasil)

Espaço Acadêmico

  • 15h30: A natureza como valor competitivo: preservação e crescimento sustentável dos negócios – Carlos Sacco (BMV)
  • 16h30: Comparação da densidade e estabilidade da madeira de Pau-brasil nativa e reflorestada – Sinval Marques (Ufes)
  • 17h30: Inovação em prol das indústrias – Bianca Souza (FindesLab)

Espaço Maker

  • 15h: Conhecendo discos de serras circulares da Freud – Claudio Silva
  • 16h30: Tornearia excêntrica – Sandra Greuel
  • 18h: Marcenaria criativa com pinus – Gil Chagas (Cupim Banguelo)

Palco Principal

  • 20h30: Orquestra Jovem
  • 18h30h às 19h30: Olimpíadas da Madeira

Oficinas DIY

  • 16h e 18h: Oficina de confecção de casacas – Coordenada pelo Instituto Nós Mulheres
  • 14h às 17h30: Rodada de negócios (coordenada pelo Sebrae/Findes)

Sexta-feira (08/11/2024)

Auditório

  • 15h30: Sustentabilidade da madeira no Mato Grosso – Lílian Ferreira Santos (Secretaria do Licenciamento Ambiental e dos Recursos Hídricos do Mato Grosso)
  • 16h: Investimentos no Espírito Santo – Pablo Lira (Instituto Jones dos Santos Neves)
  • 16h45: Silvicultura de nativas: o potencial da atividade para suprir o mercado de madeira tropical no Brasil – Daniel Piotto (UFSB); Gabriela Pereira (WWF); Alan Batista (Symbiosis Investimentos); Tiago Godinho (Reserva Natural Vale).
  • 18h: Parcerias florestais: oportunidades partilhadas – Ezio Tadeu Lopes (Brazilian Forestry Empreendimentos Florestais)

Espaço Acadêmico

  • 15h30: P&D de silvicultura de espécies nativas: programa pré-competitivo para o setor florestal do Brasil – Carlos Silveira (PCTSul)
  • 16h: O design que vende: a resposta para as indústrias que querem vender e performar com sucesso – Simone Villéla (Infinity Studio Design)
  • 16h30: A madeira e o design de móveis brasileiro – Isabela Castello, designer de móveis e objetos
  • 17h: Inspeções de qualidade da madeira serrada – João Gabriel Missia da Silva (Sesi/Findes)

Espaço Maker

  • 15h: Marcenaria e marketing: como conectar os dois universos – Luana Hazine
  • 16h30: Sloyd Experience: moldando o caráter das crianças através da arte da marcenaria – Luis Otavio Cocito Araujo
  • 18h: Tecnologia e inovação para a marcenaria 4.0 – Eduardo Rechenberg (Alca)
  • 16h às 17h30: Rodada de créditos (coordenada pelo Núcleo de Acesso ao Crédito da Findes)

Oficinas DIY

  • 16h e 18h: Oficina de confecção de casacas – Coordenada pelo Instituto Nós Mulheres
  • 19h às 20h: Olimpíadas da Madeira

Palco Principal

  • 20h30: Banda Casaca

Sábado (09/11/2024)

Auditório

  • 15h30: Economia circular no setor de madeiras – Télvio Valim (Instituto Reciclemais) e Giusilene Pinho (Ifes)
  • 16h30: Donna Madeiras e a visão de mercado da madeira de eucalipto – Sabrina Donna (Donna Madeiras)
  • O futuro da madeira no Brasil: tendências e oportunidades – Clédson Silva (R3 Mogno)
  • Eucaliptos multiusos, seus produtos e mercados: uma cadeia de negócios – Cláudio Obino (PlanetWood)
  • 17h50: A madeira na evolução do design – Sandra Bastos, designer de interiores
  • 18h30: Temas atuais do Direito do Trabalho de interesse das empresas – Marco Antonio Redinz, advogado trabalhista, escritor, especialista de relações do trabalho da Findes

Espaço Acadêmico

  • 15h30: Técnicas não-destrutivas para avaliação de sanidade/qualidade de árvores – Rejane Costa Alves (Ufes)
  • 16h: Do campo ao laboratório: técnicas de coleta de madeira para análises precisas de propriedades – Stéffany Araujo
  • 16h30: Avaliação da integridade interna do fuste de árvores urbanas históricas: um estudo de caso – Glaycianne Santos Ataíde

Espaço Maker

  • 15h: Acabamentos tradicionais de marcenaria em óleos e ceras – Leonardo Afonso
  • 16h30: Fazer é pensar: o ofício do artífice – Júlia Krantz
  • 18h: Marcenaria do século XXI – Bruno De Lazzari

Oficinas DIY

  • 14h, 16h e 18h: Oficina de confecção de casacas – Coordenada pelo Instituto Nós Mulheres
  • 19h às 20h: Olimpíadas da Madeira

Palco Principal

  • 20h30: Banda PicNic Dogs (Rock nacional dos anos 80 e 90)
  • 13h às 17h: Educação Ambiental
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726