Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira celebra 50 anos com missa
Com cerca de 200 pessoas presentes no evento, a celebração religiosa começou às 15h10
Nesta terça-feira (12), o Lar de Idosos “Adelson Rebello Moreira” comemorou seus 50 anos de existência com uma bela missa, que foi conduzida pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.
Leia também: “Encontro de mares”: saiba onde fica esta praia capixaba
Com cerca de 200 pessoas presentes no evento, a celebração religiosa começou às 15h10, e contou com uma hora de duração, se encerrando às 14h10. Durante a missa, foi reforçada a ideia principal do projeto, que é fazer o bem, sem esperar nada em troca.
Após a missa, o lar de idosos ofereceu comes e bebes a todas as pessoas presentes no local, finalizando o evento com muita conversa e confraternização. “Eu estava aqui há 50 anos atrás, e estou aqui hoje. Então, isso aqui é emocionante, com toda certeza, estou muito feliz!”, ressaltou Adelson Campos Moreira.
O projeto, que nasceu do sonho de Dr. Aristides Campos, médico humanitário na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, atende 40 idosos no total, e todos os custos, inclusive do evento de celebração dos 50 anos, são por meio de doações. Inclusive, durante a missa, foi expressada toda gratidão por essas pessoas, como doadores, estagiários e voluntários, que movem o projeto e ajudam muitas vidas.
“O Adelson Rebello Moreira, como todos os outros lares aqui de Cachoeiro, vivem de doações de voluntários e de algumas verbas fixas. Por isso, a doação daqui é tão importante que, quando ela extrapola, sempre contribui com os outros lares da cidade. Então, tudo que vem para cá é muito bem utilizado, e ainda consegue ajudar os outros lares de Cachoeiro de Itapemirim. É muito bom quando alguém doa para qualquer um dos lares, porque sempre contribui com todos os outros”, frisou Renata Fiório, vereadora eleita em Cachoeiro.
Durante o evento, também foi reforçado a interação entre os idosos e seus familiares, por meio de visitas presenciais ou ligações de vídeo, algo muito importante para os residentes do asilo.
Sobretudo, o presidente do lar de idosos, Attila Miranda Marques, comentou sobre o quão importante foi o evento para o lar de idosos. “Hoje, nós estamos aqui comemorando 50 anos de fundação do Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira. Uma coisa que foi idealizada por Dr. Aristides Campos, que infelizmente, não viu isso daqui acontecer. Nós estamos aqui comemorando os 50 anos de existência, com muito amor e com as pessoas que ajudam a gente. Voluntários estão sempre contribuindo, acreditando na nossa gestão. A gente vem trabalhando e temos contribuído bastante para o engrandecimento do lar de idosos. Vale a pena, as pessoas participarem e verem como as coisas acontecem. Fico muito feliz de poder participar disso aqui!”.
“Estou muito feliz por estar aqui hoje! Já acompanho desde 1999, a luta que é para manter esta obra, manter isso durante 50 anos foi muito difícil, mas várias pessoas passaram por aqui, e cada um deu o seu melhor. É com a graça de Deus, que hoje o resultado está aí. Nossos idosos são muito bem tratados, muito bem recebidos, e a comunidade toda respeita o nosso trabalho. Então, é um momento muito bom para Cachoeiro e para todos nós aqui presentes. Agradeço meu pai e minha mãe, porque meu pai não teria feito nada disso se não fosse minha mãe. Ele construiu, realmente, mas ela era incrível. Minha mãe ia para cima de tudo, ela foi incansável e, eu tive a honra e o prazer, de ter conhecido e convivido um pouco com ela. O nome dela era Vandira, agora, a filha dela, está continuando essa história”, ressaltou Wanilda Campos Moreira, filha de Vandira.
Obras
Perguntado sobre as próximas obras no asilo, Attila comentou sobre algumas melhorias, que estão sendo realizadas no local. “Estamos sempre fazendo obras e reformando algumas coisas. Nós temos recebido doações, por exemplo, do Sicredi, que já nos doou por três vezes aqui. O refeitório foi reformado por eles e com a ajuda deles. A nova sala de entrada do lar, a iluminação do campo de society, que ainda está em obra, tudo isso foi doado pelo Sicredi. Nós também recebemos muita contribuição de membros parlamentares, como deputados e senadores, para que possamos melhorar nossas instalações. De grão em grão a galinha enche o papo. Vamos continuar com as melhorias no estabelecimento, para proporcionar aos idosos uma vida digna, com muito amor e carinho!”, finalizou.
Origem do Lar de Idosos “Adelson Rebello Moreira”
O Lar de Idosos “Adelson Rebello Moreira” foi fundado em 1974, e nasceu do sonho de Dr. Aristides Campos, que era médico humanitário na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. No local, ele atendia vários idosos, em situação de vulnerabilidade social, naquela época não existia INSS ou SUS. Assim, os idosos eram denominados indigentes, ou seja, recebiam alta e eram abandonados por seus familiares na Santa Casa.
Dr. Aristides Campos sonhou com um lugar acolhedor e humano, para que essas pessoas pudessem viver. Chegou a fundar a Sociedade de Proteção à Velhice Desamparada de Cachoeiro. Porém, Dr. Aristides faleceu com 56 anos, sem ver seu sonho concretizado.
O Dr. Adelson Rebello Moreira, genro e muito amigo Dr. Aristides, sentiu-se motivado a colocar em prática esse sonho. Assim, conseguiu um terreno doado pelo Governo do Estado do Espírito Santo e fez toda terraplanagem com recurso próprio. Depois, com a colaboração de alguns amigos, e seu pai Gil Moreira, conseguiu concluir a obra em 14 anos.
Sobretudo, faltava o poder público assumir a instituição, o que aconteceu através do Prefeito Theodorico de Assis Ferraço, prefeito naquela época. Aliás, sua primeira esposa, Marília Rezende Ferraço, também se dedicou de corpo e alma na instituição.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui