ads-geral-topo
Política

Ferraço quer reunir prefeitos do Sul para debater divisão dos royalties

O prefeito eleito ressaltou que o Sul não possui a presença da Sudene, como no Norte do Estado.

Por Diorgenes Ribeiro

3 mins de leitura

em 14 de nov de 2024, às 10h16

Foto: Enrique Moté
Foto: Enrique Moté

O atual deputado estadual e prefeito eleito em Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP), participou na manhã desta quarta-feira (13), do encontro promovido por Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo da Diocese de Cachoeiro. O encontro que ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Nosso Senhor dos Passos, no Bairro Independência, em Cachoeiro, reuniu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos na região Sul do Estado.

Em entrevista ao portal AQUINOTICIAS.COM, Ferraço disse que pretende reunir os prefeitos eleitos e reeleitos para juntos debaterem a melhor divisão dos royalties do petróleo para a região, e disse contar com o apoio do governador Renato Casagrande (PSB).

Leia Também: Bispo se reúne com prefeitos e vereadores eleitos nos municípios do sul do ES

O prefeito eleito ressaltou que o Sul não possui a presença da Sudene, como no Norte do Estado. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), atua em 31 municípios do Espírito Santo, além de todos os estados do Nordeste e 249 municípios de Minas Gerais. A Sudene é uma autarquia federal que atua para promover o desenvolvimento da região Nordeste e a integração da sua base produtiva na economia nacional e internacional. Com isso, oferece incentivos e benefícios fiscais para estimular investimentos privados, atividades produtivas e iniciativas de desenvolvimento.

Desvantagem na divisão dos royalties

“Eu não sei se irei fazer essa reunião antes da posse ou depois. Mas sabemos que o governador Renato Casagrande tem muito boas intenções e está presente com muitas obras no Sul do Estado. Mas nós aqui do Sul estamos levando uma desvantagem muito grande com o Norte. Porque toda a indústria que a gente procura trazer para o desenvolvimento da cidade, emprego e renda, não tem a Sudene. Por isso, preferem o Norte. Então, nós precisamos de uma outra bandeira para substituir a Sudene”, disse.

Ferraço ainda ponderou que, apesar de Casagrande ter colocado o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), à disposição, os recursos são limitados. “Essa ideia de apresentar a sugestão ao governador é que ele faça uma espécie de Sudene dois, para o Sul do Estado. Ou seja, os royalties que são produzidos na região Sul, de Anchieta para baixo, já são o necessário para gente fazer esse fundo do próprio produto que entra na região. Esse royalty do petróleo a gente gostaria que fosse aplicado exclusivamente aqui no Sul. Porque estamos beneficiando toda a cadeia do Sul do Estado, em substituição à desvantagem do que estamos levando em relação à Sudene que não temos”, frisou o deputado que assume a prefeitura de Cachoeiro no dia 1º de janeiro.

Progresso do Sul do Estado

Ainda sem uma data prevista para ocorrer, o encontro proposto por Ferraço pode ocorrer antes do mesmo assumir a gestão do município ou posteriormente, mas o intuito é buscar a união e progresso do Sul do Estado. “Queremos fazer esse encontro, temos a certeza de que o governador vai colocar sua mão, é um desejo nosso de união em todo o Sul do Estado. Não somente um gabinete de crise, de solidariedade em geral, como também uma união de progresso de toda a região”, destacou Ferraço.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape