“Senhora”: clássico do romantismo é encenado por alunos em Cachoeiro
A prática teatral contribuiu para o protagonismo juvenil, estimulando a autonomia e a expressão artística dos participantes.

Na última quarta-feira (13), os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fraternidade e Luz, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, apresentaram uma adaptação teatral da obra “Senhora”, de José de Alencar.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO projeto foi conduzido pelos professores de Língua Portuguesa, Leandro Monteiro e Ronald Onhas, que adaptaram e dirigiram a peça. A apresentação contou com a participação dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, destacando-se como uma atividade pedagógica e cultural significativa para a comunidade escolar.
Leia Também: Confira os serviços municipais que funcionarão no feriado em Cachoeiro
Com ensaios que começaram em outubro, o projeto teve como objetivo aproximar os estudantes do movimento literário do Romantismo, abordando temas relevantes e conteúdos que fazem parte da rotina pedagógica do Ensino Médio. “Senhora” é um clássico da literatura brasileira, conhecido por retratar, de forma crítica, os costumes da sociedade da época, incluindo o casamento por interesse, uma prática comum no século XIX. A escolha da obra foi ainda mais pertinente, uma vez que um trecho do livro foi utilizado na edição deste ano do ENEM, reforçando a conexão entre o currículo escolar e os conteúdos exigidos em exames nacionais.
Aspectos emocionais e sociais
De acordo com os educadores envolvidos, a adaptação teatral não apenas trabalhou as competências literárias dos estudantes, mas também explorou aspectos emocionais e sociais, proporcionando um desenvolvimento integral dos alunos. Ronald Onhas destacou a importância do teatro como ferramenta pedagógica: “É interessante que, como estratégia metodológica, o teatro tem a capacidade de ressignificar os alunos e também nós, professores, pois enxergamos os alunos de outra forma devido ao contato que se tem nos ensaios e na pré-produção da peça teatral”, comentou.
A prática teatral contribuiu para o protagonismo juvenil, estimulando a autonomia e a expressão artística dos participantes. Os alunos, ao vivenciarem todo o processo – desde a pré-produção até a apresentação –, puderam explorar seus talentos e desenvolver habilidades essenciais para o cotidiano escolar e a vida em sociedade. A experiência foi marcante, como destacou o aluno João Paulo Silva da Costa: “Retratar um romance em uma peça me fez olhar com outros olhos os romances de antigamente e me despertou uma curiosidade imensa de ler mais sobre esses clássicos literários”, contou.