Prevenção: Sicoob Sul promove tratamento gratuito para câncer de mama
O projeto entrou em contato com cerca de 130 mulheres, realizando um convite para exames gratuitos
Nesta sexta-feira (22), na área de especialidades, consultas e exames do Hospital Evangélico, em Cachoeiro de Itapemirim, o Sicoob Sul, que conta com 39 agências, realizou mais uma etapa do Projeto Prevenir, que tem como objetivo promover instrução, prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Todas as etapas são custeadas pela campanha.
Leia também: Frente fria provoca temporais e chuvas fortes no Espírito Santo
O projeto entrou em contato com cerca de 130 mulheres, realizando um convite para exames gratuitos, voltados para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Aliás, mesmo com o hospital lotado, o evento recebeu muitos elogios, principalmente pela agilidade do atendimento.
“Eu gostei! Marcaram minha consulta muito rápido, fui lá, fiz a mamografia, e me chamaram para fazer outra. Agora estou aqui mais uma vez e já até marcaram a consulta, que é uma coisa que a gente perde muito tempo na fila marcando. Minhas colegas e meus colegas também conseguiram fazer! Muito bom!”, ressaltou Jaqueline Machado, uma das mulheres selecionadas.
No local haviam quatro médicos atendendo simultaneamente, e a Dra. Fernanda Carlinda reforçou o quão importante é a prevenção do câncer de mama. “O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres, e por isso, é muito importante realizar a prevenção, uma vez que as lesões, quanto mais rápidas forem tratadas, mais chances tem essa paciente. O principal exame a ser feito é a mamografia, que pode avaliar e detectar as lesões, bem precocemente, para assim, iniciar o tratamento e prevenção do câncer de mama”, frisou a cirurgiã mastologista.
As mulheres que estavam presentes nesta sexta-feira (22), estavam na terceira fase, o encerramento, que condiz com as pessoas que tiveram alguma alteração detectada nos exames. Assim, elas passaram por consultas, o que não quer dizer que todas presentes no local teriam a condição. Mas, que precisam de um atendimento presencial do oncologista, e caso for detectado um problema maior, o Sicoob Sul acompanha essas mulheres. Inclusive, as que tem a doença detectada, entram de imediato, para fazer tratamento pelo SUS, sem fila e nem nenhum tipo de espera.
Superação
Entre as mais de 100 mulheres presentes no evento, estava Eliziane Severo Salucci, que teve câncer no colo do útero em 2015, e através da campanha do Outubro Rosa, do Projeto Prevenir, fez os exames, descobriu e realizou o tratamento. “Estou sempre fazendo a prevenção. Todo ano faço mamografia, porque o câncer, quando descoberto cedo, tem cura. As mulheres devem se prevenir, e para isso, precisam se cuidar”.
Sobre o projeto
O Projeto Prevenir teve inicio há 12 anos atrás, e todos os anos o Sicoob Sul realiza este evento, onde o público alvo são mulheres, que nem sempre tem a possibilidade de fazer um exame de mamografia, para poder evitar um problema maior no futuro. “Nós realizamos cerca de 1500 mamografias, e essas mulheres, que passam por esse exame, são acompanhadas e, se necessário, são feitos exames complementares. O projeto é completo, sendo até melhor do que um tratamento particular, pela agilidade que tem”, finalizou Ediene Messias, diretora operacional do Sicoob Sul.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui