Cidades

Vídeo | ‘Inusitado’: didelphis é registrado em cidade do Caparaó

Um motociclista que trafegava pelo centro da cidade registrou o exato momento em que um didelphis percorria as calçadas em busca de abrigo.

Por Redação

2 mins de leitura

em 12 de dez de 2024, às 13h02

Foto: Reprodução | Direto das Ruas
Foto: Reprodução | Direto das Ruas

Uma cena um pouco inusitada ocorreu na última semana em uma cidade da região do Caparaó capixaba. Um motociclista que trafegava pelo centro da cidade registrou o exato momento em que um didelphis percorria as calçadas em busca de abrigo.

Nas imagens, é possível ver o animal andando nas calçadas de comércios e residências. Em alguns momentos, o didelphis anda no meio da rua, correndo o risco de ser atropelado por algum veículo.

Leia Também: Tucano tem bico quebrado após ser atropelado em Mimoso do Sul

Didelphis é o nome científico que se dá ao também conhecido sariguê, saruê ou sarigueia, como é chamado na Bahia. Na Amazônia, mucura, Paraíba, Pernambuco e no Rio Grande do Norte é timbu, no Ceará cassaco. Já em Alagoas e no agreste pernambucano, o animal é chamado de micurê no Mato Grosso, taibu, tacacá e ticaca em São Paulo e Minas Gerais.

Na Região Sul do Brasil, por roubar ovos de galinha, o animal é conhecido como raposa. O mamífero marsupial do gênero Didelphis, é encontrado desde o Sul dos Estados Unidos até a América do Sul.

Inusitado – Morto vivo

Apesar da agressividade e aparência feroz que caracteriza as espécies deste gênero, quando se sentem ameaçados, às vezes fingem estar mortos até que o predador desista.

O famoso gambá, como é popularmente conhecido, são animais solitários, exceto durante a época reprodutiva. Eles apresentam hábitos noturnos e crepusculares, se abrigam em cavidades entre rochas ou dentro de troncos ocos, sob a cobertura de arbustos ou plantas mortas e até dentro de tocas, muitas vezes cavadas por eles mesmos. Por esse motivo, é raro ver um Didelphis pelas ruas ou em locais com a presença humana.

O registro inusitado foi feito na rua Salomão Fadlalah, no centro de Ibatiba, na Terra dos Tropeiros.

Veja o vídeo:

Imagens: Reprodução | Ibatiba Mil Grau

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui