O Fábrica de Atletas, lançado em junho de 2024, beneficiou 2.500 crianças e adolescentes em comunidades de alta vulnerabilidade, em cinco cidades brasileiras: João Câmara (RN), Campinas (SP), Mococa (SP), Sorocaba (SP) e Ourinhos (SP).
Leia também: Serviços de transportes capixaba têm maior crescimento anual do Brasil
Com foco na promoção de inclusão social e saúde por meio do esporte, o projeto contribui para a formação de hábitos saudáveis e o combate ao sedentarismo. De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2024, metade das crianças e adolescentes brasileiros pode estar com sobrepeso ou obesidade até 2035, somando cerca de 20 milhões de jovens. Nesse contexto, o Fábrica de Atletas atua diretamente na prevenção desses índices, incentivando a prática esportiva como ferramenta de transformação social.
Em 2024, o projeto realizou aproximadamente 840 treinos gratuitos de futebol em 15 núcleos, atendendo jovens de 6 a 17 anos no contraturno escolar. Além das atividades físicas, os participantes receberam uniformes completos, chuteiras e lanches, garantindo um ambiente seguro e estruturado para seu desenvolvimento integral. No total, foram promovidos mais de 50 mil minutos de atividade física, distribuídos 5.000 itens de uniforme e 2.500 chuteiras, reforçando o compromisso com a saúde, a cidadania e a melhoria da qualidade de vida nessas comunidades.
“Os dados do Atlas Mundial da Obesidade reforçam a urgência de iniciativas como o Fábrica de Atletas. O esporte é uma ferramenta essencial para criar hábitos saudáveis e promover a inclusão social, impactando não só os jovens, mas também suas famílias e comunidades,” afirma Joseane Azevedo, Coordenadora do Projeto Fábrica de Atletas.
Ao longo do ano, diversas histórias de superação demonstraram o impacto transformador da iniciativa. Jovens que enfrentavam riscos sociais ou dificuldades de comportamento encontraram no futebol um espaço seguro para o desenvolvimento pessoal. Em Campinas, por exemplo, alguns participantes foram selecionados por clubes esportivos, comprovando o poder do Fábrica de Atletas em abrir novas oportunidades de futuro.
“O esporte é uma ponte para o futuro, proporcionando saúde, inclusão e dignidade. O sucesso de 2024 consolidou o Fábrica de Atletas como um projeto transformador, e estamos comprometidos em ampliar nosso impacto em 2025,” destaca Bruno Wellington, presidente da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura.
O Fábrica de Atletas é uma realização do Ministério do Esporte e da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da CPFL Energia, parceria da State Grid e apoio do Instituto CPFL pela frente CPFL Jovem Geração. Mais informações pelo site www.fabrica.ong.br/portfolio/fabrica-de-atletas ou @fabrica.ong.br nas redes sociais.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui