Conexão Safra

Estudo revela benefícios do sombreamento na cultura do conilon

Cultivar café conilon em sistema agroflorestal pode favorecer a produção de cafés especiais, além de tornar a cultura mais resiliente às mudanças climáticas

Foto: José Altino Machado Filho

Cultivar café conilon em sistema agroflorestal pode favorecer a produção de cafés especiais, além de tornar a cultura mais resiliente às mudanças climáticas. Essa é uma das conclusões de um estudo que o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou, por 25 anos, para avaliar a influência do sombreamento por seringueiras na produtividade e na qualidade sensorial de 31 clones da espécie Coffea canephora.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Conduzido na Fazenda Experimental do Incaper em Sooretama, município do norte do Espírito Santo, o experimento avaliou os clones sob três condições de sombreamento: pleno sol, sombra pela manhã e sombra à tarde. Os resultados mostraram que os clones cultivados com sombra à tarde apresentaram uma menor produtividade por planta, mas produziram grãos mais pesados e de melhor qualidade de bebida. As plantas mais produtivas, por sua vez, prosperaram nas demais condições.

Leia mais em: https://conexaosafra.com/geral/estudo-revela-beneficios-do-sombreamento-na-cultura-do-conilon/