Cheiro de morte? Terceira flor-cadáver desabrocha na Austrália
A espécie Amorphophallus titanum, mais conhecida como flor-cadáver, exala um odor semelhante ao de carne podre
![Fonte: Reprodução | Frame: Record News Fonte: Reprodução | Frame: Record News](https://aquinoticias.com/wp-content/uploads/2025/02/frame-flor-cadaver.png)
Pela terceira vez, em noventa dias, uma rara flor desabrochou em Camberra, na Austrália. A espécie Amorphophallus titanum, mais conhecida como flor-cadáver, exala um odor semelhante ao de carne podre.
Este exemplar de flor-cadáver floresceu, pela primeira vez. em 15 anos nos Jardins Botânicos Nacionais da Austrália, no sábado (8). Depois, ela começou a se fechar nesta segunda (10), de acordo com funcionários do local.
Outras florações
Em novembro de 2024, uma floração aconteceu nos Jardins Botânicos de Geelong, ao sudoeste de Melbourne.
Já em janeiro de 2025, outra floração ocorreu, brevemente, nos Jardins Botânicos Reais de Sydney, atraindo 20 mil admiradores.
O que é uma flor-cadáver?
Originária da Indonésia, a flor-cadáver é endêmica das florestas tropicais do oeste de Sumatra. Ela desabrocha apenas por alguns dias, a cada sete a dez anos em seu habitat natural. Seu odor fétido atrai polinizadores como moscas.
Estima-se que existam apenas 300 dessas plantas na natureza e menos de 1.000 no total, incluindo as cultivadas.
Por que três floresceram na Austrália em poucos meses?
De acordo com Carol Dale, a gerente interina do viveiro em Canberra, não há uma explicação clara para essa sequência de florações na Austrália.
“Uma das teorias é que muitas dessas plantas têm idades semelhantes e simplesmente acumularam carboidratos suficientes no cormo para finalmente florescer”, disse Dale.
“Todas as plantas na Austrália estão sendo cultivadas em condições diferentes, então é incomum que estejam florescendo ao mesmo tempo”, completa.
Dale explicou, ainda, que Canberra, Sydney e Geelong possuem climas distintos, além de diferentes métodos de fertilização e manejo das plantas.
‘Ânsia de vômito’
Dale disse que, após 15 anos sem florescimento, ela havia concluído que Canberra – onde ocasionalmente neva – não era o lugar ideal para uma flor-cadáver prosperar.
“Ela está em nossa coleção há um pouco mais de tempo do que normalmente levaria para florescer pela primeira vez, então simplesmente achamos que não tínhamos as condições certas aqui em Canberra. Então sim, foi uma surpresa – uma surpresa muito agradável”, comemora.
A gerente conta, ainda, que a flor começou o desabrochar no sábado, por volta do meio-dia, e seu cheiro pútrido rapidamente se intensificou.
“No sábado à noite, o cheiro estava incrivelmente forte. Podíamos senti-lo do outro lado da rua. Definitivamente era de dar ânsia de vômito”, contou Dale.
Nesse sentido, por causa do espaço limitado na estufa, o público interessado foi controlado por um sistema de ingressos, que restringiu a visitação a algumas centenas de pessoas.
Os visitantes descreveram o cheiro como semelhante a uma mistura de animais mortos, ovos podres, meias suadas, esgoto e lixo.
Leia também: Hamas adia próxima libertação de reféns e acusa Israel de violar acordo
Estadao Conteudo
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui