Internacional

Putin levanta questões sobre acordo de cessar fogo com a Ucrânia

Desde meados de 2024, as forças russas avançam e controlam quase um quinto do território ucraniano, três anos após o envio de tropas ao país vizinho

Vladimir Putin sentado discursando
Foto: Agência Brasil

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que a Rússia aceita as propostas dos EUA para cessar os combates. Ele ressaltou que qualquer trégua deve garantir uma paz duradoura e abordar as causas do conflito.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

“Concordamos com as propostas de cessar as hostilidades”, afirmou Putin em coletiva no Kremlin, após encontro com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko.

Leia também: EUA amplia pressão sobre Rússia para aceitar acordo de cessar-fogo

“Mas partimos do fato de que essa cessação deve ser tal que leve a uma paz de longo prazo e elimine as causas originais dessa crise.”

Desde meados de 2024, as forças russas avançam e controlam quase um quinto do território ucraniano. Entretanto, o presidente dos EUA, Donald Trump, tem declarado que irá pôr fim à guerra.

Nesse sentido, na véspera, Putin vestiu uniforme camuflado verde e visitou um posto de comando na região de Kursk, no oeste da Rússia, onde a Ucrânia enfrenta perdas iminentes após uma grande ofensiva russa.

Negociações

Recentemente, a Arábia Saudita sediou reuniões trilaterais com a participação de delegações da Ucrânia, Estados Unidos e representantes sauditas, visando impulsionar negociações de paz para encerrar a guerra na Ucrânia. Além disso, o presidente ucraniano, Volodímir Zelenski, e o príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salmán, enfatizaram, a necessidade de uma “paz duradoura, justa e integral”.

Com informações de BBC

Assuntos:

Rússia