Vitória ganha novo espaço cultural
A inauguração oficial será neste sábado (22), às 14h, com uma variada programação.

A Casa Maria José Menezes é o novo espaço cultural, no Centro de Vitória. O local fica próximo ao Parque Municipal Gruta da Onça e é uma homenagem à saudosa professora, poeta e escritora capixaba, que ocupou a cadeira nº 12 da Academia Feminina Espírito Santense de Letras.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA inauguração oficial será neste sábado (22), às 14h, com uma variada programação.
A Casa
A Casa está localizada na rua Barão de Monjardim. O espaço integra ao circuito cultural do Centro Histórico de Vitória, somando-se a outros importantes equipamentos culturais e fortalecendo a identidade artística da região.
A ideia de criar o espaço nasceu do grande envolvimento de Maria José com a literatura e as artes, aproximando também a família das letras. Nesse sentido, casa começou a ser idealizada pelos filhos, netos e, também, por um grupo de intelectuais capixabas, colegas e admiradores da escritora que dedicou sua vida ao magistério e à produção literária.
“Minha mãe fez de sua profissão um sacerdócio, sem se descuidar do papel de mãe dedicadíssima. Ela pertence a uma casta de profissionais que reverencia a sabedoria e o conhecimento humanístico como forma de crescimento. Seu senso de perenidade foi a causa de sua vitalidade e de uma força poderosa que alimentou sua alma e a fez criar poemas e textos suaves e verdadeiros, alguns ainda inéditos”, revelou a também escritora Regina Menezes Loureiro, filha de Maria José.
Com uma programação plural e acessível, a Casa Maria José Menezes tem o objetivo de ser um ambiente vivo, onde artistas emergentes e consagrados possam se conectar e compartilhar suas criações. Dessa forma, além de impulsionar a cena cultural, o espaço contribui para a revitalização do Centro de Vitória, tornando-o ainda mais vibrante e acolhedor. Interessados em agendar eventos na casa podem entrar em contato pelo telefone (27) 99224-2386.
Programação
- Abertura com a cerimonialista e acadêmica Margareth Pederzine
- Palavra de Bernadette Lyra, escritora e professora universitária capixaba, doutora em Artes/Cinema
- Hora musical com o violinista Leonardo Vilar
- Dança cigana com a dançarina Heloísa Rocha
- Lançamento do livro Lembranças de Purumé, de Regina Menezes Loureiro
- Sarau e confraternização
Maria José Menezes
Maria José Menezes nasceu em Itaguaçu-ES, em 01/03/1914 e faleceu em 18/06/2022; professora, poeta e escritora capixaba foi a segunda ocupante da Cadeira Nº12 da Academia Feminina Espírito Santense de Letras – Patrona Maria Paoliello Cavalcanti. Livros publicados: Uma vida um tempo (1991); Cantos e contos (1992); Vale a pena viver (1992); Viver Vitória e contar histórias (1998); Toques e truques na arte de bem viver (1999); O macaco corneteiro (2002); A girafa artista (2002); A lei do mais forte (2002); Café no bule (2004); O sonho de Ceci (2006); Crenças e crendices (2009); Reminiscências (2009); O veadinho Pipoca (2020), com participação em antologias.
Lançamento do livro “Purumé”
A escritora capixaba Regina Menezes Loureiro vai lançar, no próximo sábado (22), seu novo livro “Lembranças de Purumé”, durante a inauguração da Casa Maria José Menezes. O lançamento será a partir das 14h, na rua Barão de Monjardim, 66, próximo ao Parque Municipal Gruta da Onça.
“Lembranças de Purumé” é um romance infanto-juvenil enriquecido com fragmentos de memórias vividas na infância da autora nas fazendas de seus avós, em Itaguaçu. O personagem Purumé vivia como catador de papel desmemoriado pelas ruas de Vitória, quando num momento de dificuldade recupera a memória e passa a narrar a vida que viveu em Itaguaçu, sua terra natal.
Poemas e trovas dão leveza à obra de 110 páginas. Assinam o prefácio e orelha do livro, respectivamente, os escritores Edy Soares e Marcus Bubach. As ilustrações são também de Regina Loureiro. Os exemplares do livro estarão disponíveis para venda no local no valor de R$ 30,00 e a autora participará de uma sessão de autógrafos. Toda a renda do livro será destinada à Casa Maria José Menezes.
Leia também: Artesãs de Mãe-Bá vão ganhar websérie no Cine Metrópolis