Santa Casa faz 1ª captação de órgãos de 2025 e ajuda 5 pacientes
A captação só é realizada após a confirmação de morte encefálica — caracterizada pela parada irreversível de todas as funções cerebrais.

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim realizou, no último sábado (5), a primeira captação de múltiplos órgãos do ano. O procedimento vai beneficiar cinco pessoas que aguardavam na fila de transplantes no Espírito Santo e em São Paulo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA doadora, que não resistiu após dar entrada na unidade hospitalar, teve morte encefálica confirmada pela equipe médica. Foram captados fígado, rins e córneas.
Segundo a Santa Casa, o fígado e as córneas permanecerão no Espírito Santo e serão destinados a pacientes locais. Já os rins seguiram para transplante em São Paulo.
Protocolo médico
A captação só é realizada após a confirmação de morte encefálica — caracterizada pela parada irreversível de todas as funções cerebrais. O diagnóstico é feito por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, conforme protocolo médico.
A enfermeira Beatriz Colodetti, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da Santa Casa, ressaltou a importância de os cidadãos manifestarem previamente à família o desejo de serem doadores.
“É a família quem autoriza a doação. Por isso, é fundamental que esse desejo seja comunicado em vida”, destacou.
Veja o vídeo: