Política Regional

Após Auditoria do TCE-ES, Iases implanta melhorias para socioeducandos

Outro aspecto relevante abordado pelo Tribunal envolveu a parceria entre o Iases e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Foto: Reprodução | TCE-ES

Nos últimos meses, os socioeducandos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) passaram a contar com diversas melhorias, conforme apontado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), que acompanhou de perto a evolução da instituição.

A fiscalização teve início em 2019, e desde então, foram identificadas uma série de ações necessárias para otimizar os serviços prestados e melhorar as condições dos equipamentos utilizados pelos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Melhorias implementadas

Entre as melhorias implementadas, destacam-se o início da pintura das paredes dos refeitórios e alojamentos, a realização de reparos estruturais em diferentes unidades e a reestruturação do quadro de pessoal do Iases. Tais medidas têm como objetivo garantir um ambiente mais adequado para o desenvolvimento dos socioeducandos.

A educação também foi um foco importante das recomendações do TCE-ES. A administração do Iases foi orientada a adquirir materiais essenciais para o funcionamento das escolas nas unidades, como cadeiras, computadores, equipamentos de laboratório e materiais didáticos. Além disso, foi determinado que cursos profissionalizantes fossem oferecidos aos internos, com o intuito de prepará-los para o mercado de trabalho.

Parceria

Outro aspecto relevante abordado pelo Tribunal envolveu a parceria entre o Iases e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). O objetivo era criar estratégias para combater dificuldades de aprendizagem, distorções de idade/série, reprovações e abandono escolar, uma medida considerada bem-sucedida pela auditoria.

“Este procedimento de monitoramento reflete a racionalização administrativa e a economia processual, fundamentais para a atuação dos Tribunais de Contas, que visam fiscalizar e aplicar as políticas públicas de forma uniforme e eficiente”, comentou o relator do processo, conselheiro Rodrigo Coelho.

De acordo com o relatório, das 12 determinações feitas, nove foram integralmente atendidas e três foram classificadas como “não monitoráveis”. Na última quinta-feira (3), os conselheiros do TCE-ES anunciararam o encerramento do ciclo de auditoria no Iases, considerando o processo de fiscalização concluído.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726