Oportunidades

ICEPi abre seleção de tutores para curso de saúde mental no SUS

Profissionais do SUS com experiência em Atenção Primária têm até 15 de maio para se inscrever no processo seletivo

Por Jonathan Gonçalves

2 mins de leitura

em 11 de maio de 2025, às 12h05

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Estão abertas até o dia 15 de maio as inscrições para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) interessados em atuar como tutores do curso “Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental”. A formação é promovida pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) em parceria com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), da Fiocruz, e o Ministério da Saúde.

O curso tem como objetivo fortalecer o cuidado integral em saúde mental dentro da Atenção Primária, incorporando práticas integrativas e complementares (PICS) às estratégias do SUS. A capacitação será realizada ao longo de seis meses, com carga horária total de 120 horas, e propõe uma abordagem baseada em problemas reais e experiências locais, considerando os aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais dos pacientes.

Podem se candidatar trabalhadores da saúde das esferas municipal, estadual ou federal, com pós-graduação e pelo menos um ano de experiência na Atenção Primária. Também é necessário comprovar afinidade com as PICS, como fitoterapia, meditação, auriculoterapia, entre outras.

A seleção será regida pelo Edital 030/2025, disponível no site https://icepi.es.gov.br/editais/abertos, onde também deve ser feita a inscrição.

Os tutores selecionados receberão remuneração mensal de R$ 2.200, com carga de 20 horas semanais durante oito meses, além de participarem de uma formação pedagógica obrigatória e remunerada, com 60 horas de duração, prevista para começar ainda em junho deste ano.

A iniciativa reforça o compromisso do ICEPi em qualificar profissionais do SUS e estimular práticas de cuidado mais integradas e humanizadas, com base nos princípios da saúde coletiva e da valorização dos saberes populares.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui