Preso é condenado por matar e decapitar colega de cela em Viana
A sentença foi proferida na quinta-feira (6) após julgamento do Tribunal do Júri em Fundão.

Um detento da Penitenciária de Segurança Média II (PSME II), em Viana, foi condenado a 13 anos, 10 meses e 7 dias de prisão em regime fechado por assassinar e decapitar um companheiro de cela em 2023. A sentença foi proferida na quinta-feira (6) após julgamento do Tribunal do Júri em Fundão.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiAgeu Santos da Cruz foi considerado culpado pelo homicídio qualificado de Reginaldo da Cunha Rodrigues. Segundo a investigação, o crime foi cometido com requintes de crueldade: a vítima foi estrangulada com uma linha de varal e posteriormente teve o pescoço serrado pelo agressor.
De acordo com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que atuou no caso por meio da Promotoria de Justiça de Fundão, o crime foi premeditado e cometido enquanto os demais detentos da cela dormiam. O motivo do homicídio teria sido uma confissão feita por Reginaldo durante uma conversa com Ageu, na qual teria admitido a prática de estupro, o que teria gerado uma discussão violenta entre os dois.
Os jurados reconheceram duas qualificadoras: o uso de meio cruel e o recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A Justiça também levou em conta agravantes como reincidência e maus antecedentes do réu. A pena inicial, de 16 anos e 7 meses, foi reduzida devido à confissão e outras circunstâncias legais.
Ageu já cumpre pena por outros crimes e permanecerá preso. O MPES destacou que a atuação no julgamento reafirma o compromisso da instituição com a defesa da vida e a punição de crimes dolosos contra a pessoa.