Segurança

Operação em Viana mira fornecedor de armas de facção criminosa

Na ação, foram apreendidos uma pistola Glock, dois celulares e materiais utilizados na atividade ilegal de vigilância armada.

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

Foto: Divulgação

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES) deflagrou na manhã desta terça-feira (17) a Operação Selati II. O objetivo da ação foi alcançar um dos fornecedores de armas de uma facção criminosa desarticulada na primeira fase da investigação, realizada no dia 9 de maio.

Na etapa inicial, os agentes identificaram uma empresa de fachada ligada ao grupo. Mesmo após o encerramento administrativo determinado pela Polícia Federal, a empresa continuava atuando de forma irregular no setor de segurança privada. As investigações apontam que o negócio servia como apoio logístico e operacional a traficantes, especialmente no controle territorial em Padre Miguel, Viana.

Segundo a FICCO/ES, a estrutura armada do grupo também era usada para praticar crimes violentos na região. A análise do material apreendido na primeira fase indicou que o dono da empresa contava com o apoio de um instrutor de tiro, registrado como Colecionador, Atirador e Caçador (CAC). O homem comprava armas de forma legal e as desviava para o comércio clandestino de munições e armamentos.

Durante a operação desta terça-feira, os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão e um de suspensão do registro de CAC. As ordens foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Viana.

Na ação, foram apreendidos uma pistola Glock, dois celulares e materiais utilizados na atividade ilegal de vigilância armada.

A FICCO/ES, coordenada pela Polícia Federal, reúne as polícias Militar, Civil e Penal do Estado, a Secretaria Nacional de Políticas Penais e as guardas municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.