Segunda fase da Olimpíada Capixaba de Matemática acontece neste sábado
O reflexo desse cuidado com a inclusão está nos números: 7.381 meninos e 7.061 meninas seguem na disputa.

Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo se preparam para um novo desafio neste sábado (05), a segunda fase da Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT).
A iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu) visa, além de testar conhecimentos, inspirado jovens a descobrir a beleza da Matemática por meio do raciocínio lógico, da resolução de problemas e do pensamento crítico.
Nesta etapa, 14.442 estudantes foram selecionados entre os 145.196 que participaram da primeira fase. A classificação seguiu critérios de desempenho e equidade: os 10% com melhores resultados em cada escola, respeitando a paridade de gênero e a nota de corte estabelecida para cada nível de ensino. O reflexo desse cuidado com a inclusão está nos números: 7.381 meninos e 7.061 meninas seguem na disputa.
As provas serão aplicadas simultaneamente, às 14h30, em 115 polos, distribuídos por todos os 78 municípios do Espírito Santo, incluindo unidades da rede socioeducativa (Confira a lista completa com os polos de aplicação da prova). Os participantes enfrentarão uma avaliação com 20 questões objetivas de múltipla escolha. O desempenho nesta fase será utilizado exclusivamente como critério de classificação para a terceira etapa, sem considerar a nota da fase anterior e sem influência direta na premiação final.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que, mais do que uma competição, a OCMAT se firma como um projeto pedagógico consistente, voltado ao fortalecimento do ensino da Matemática na Rede Pública Estadual. “Com um olhar atento à equidade de gênero, a olimpíada garante que 50% das vagas e medalhas sejam destinadas a meninas e os outros 50% a meninos”, afirmou o secretário.
A gerente do Currículo da Educação Básica da Sedu, Aleide Cristina de Camargo, frisou que a proposta dialoga com os objetivos estratégicos da Sedu para o período de 2023 a 2026, especialmente no que diz respeito à melhoria dos índices de aprendizagem. “Embora os dados mais recentes do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) indiquem avanços, ainda há desafios importantes”, disse a gerente.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui