Mais de 170 vagas abertas em residências do ICEPi pelo Enare
Para este ano, são mais de 170 vagas em seis programas residências multiprofissionais.

As inscrições para os Programas de Residências Multiprofissionais ofertados pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) para o próximo ano já estão disponíveis. Elas devem ser feitas por meio do Exame Nacional de Residência (Enare) até o dia 18 de julho. As inscrições podem ser feitas de forma on-line no site.
Podem se inscrever profissionais formados em Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Ao todo, desde o início da oferta das residências multiprofissionais, o ICEPi já formou 292 residentes.
Para este ano, são mais de 170 vagas em seis programas residências multiprofissionais, sendo eles em Saúde Coletiva; Saúde da Família; Saúde Mental; Cuidados Paliativos; Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência e; Atenção em Terapia Intensiva.
Abaixo o quantitativo de vagas por cada programa:
- Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva: 36 vagas
- Residência Multiprofissional em Saúde da Família: 60 vagas
- Residência Multiprofissional em Saúde Mental: 25 vagas
- Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos: 23 vagas
- Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência: 24 vagas
- Residência Multiprofissional em Atenção em Terapia Intensiva: 8 vagas
Sobre o Enare
O Exame Nacional de Residência (Enare) é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), que oferece oportunidades de vagas para residências nas áreas médica, multi e uniprofissional. O sistema oferta vagas em todo o Brasil e o candidato pode selecionar onde deseja fazer a formação, possibilitando ao instituto receber profissionais também de outros estados.
A prova acontece no dia 19 de outubro em todas as capitais e nas principais cidades brasileiras, e o resultado é divulgado em 5 de dezembro. A nota obtida na prova equivale a 90% da nota final do candidato. Os outros 10% são determinados pela análise curricular, que pode incluir a formação acadêmica, publicações, participação em eventos acadêmicos, entre outros. Esse resultado sai no dia 21 de janeiro de 2026.
Depois, os candidatos têm três oportunidades para escolher a instituição onde desejam realizar a residência, com base na classificação e nas vagas disponíveis. O edital está disponível no site.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui