Cultura

Teatro capixaba marca presença em festival em Minas Gerais

O Festival é uma realização da Associação de Desenvolvimento Cultural Regional (Adesc).

grupo de teatro capixaba
Foto: Divulgação | Governo do ES

O Grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira”, de Guaçuí, participa da programação do 9º Festival Nacional de Teatro de Passos – MG e Região, no período de 20 a 27 de julho, com dois de seus espetáculos “O Santo e a Porca” e “A lenda de um homem sem nome”.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A viagem será viabilizada pelo Edital de Circulação e Intercâmbio 2025, do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Durante 10 dias, o 9º Festival de Teatro de Passos e Região promete levar ao público mais de 20 espetáculos, distribuídos em teatros, praças e espaços alternativos, além de atividades formativas e bate-papos com artistas convidados.

O Festival é uma realização da Associação de Desenvolvimento Cultural Regional (Adesc), uma organização que se destina a promover, fomentar e difundir a cultura e a arte naquela região.

O grupo capixaba tem suas apresentações nos dias 21 e 22 na cidade Passos, sendo a primeira no Teatro Gustavo José Lemos, às 21h, onde apresenta a comédia “O Santo e a Porca”.

Já dentro da mostra de rua, o Grupo Gota se apresenta no dia 22 de julho, às 18 horas, na Praça de Vila Rica, em Passos, com o espetáculo “A lenda de um homem sem nome”.

“Diante dessa programação extensa, sempre aprendemos vendo o trabalho dos outros coletivos, e também observamos as produções para a possibilidade de intercâmbios e quem sabe apresentações em Guaçuí, em nosso festival”, destaca Carlos Ola, integrante do Gota.

Depois dessas duas primeiras apresentações, o grupo participa de debates e oficinas, além de prestigiar boa parte dos espetáculos nacionais que estarão nas mostras oficiais do festival.

Já no dia 26 de julho volta à cena, agora em Sete Lagoas, no Quintal do Boi da Manta, dentro do Projeto Quintal de Histórias. Esta cidade mineira recebe o espetáculo “A lenda de um homem sem nome”, às 19 horas, dentro da programação daquele ponto de cultura, liderado por Paulinho do Boi.

“Visto que o Gota, Pó e Poeira também é certificado como ponto pelo Ministério da Cultura, estar no Quintal do Boi da Manta será uma experiência enriquecedora”, declara Carlos Ola.

O Santo e a Porca

Em cena os atores capixabas vão mostrar a trajetória de Eurico, um senhor muito avarento, devoto de Santo Antônio e que guarda as economias de toda uma vida numa porca de madeira. No elenco estão os atores: Edmar da Silva, Neuza de Souza, Eliane Correia, Aline Saraiva, Matheus Soares, Jacimar Henrique e Carlos Ola.

A direção é do paulista Tom Rezende que montou o espetáculo num processo de residência artística dentro dos editais do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura).

A lenda de um homem sem nome

Inspirado na lenda “A pedra do diabo”, do escritor e pesquisador Adelpho Poli Monjardim, com dramaturgia de Carlos Ola, o espetáculo narra a saga de um homem que faz um pacto com o diabo e se propõe a entregar seu único filho para salvar as terras da família, castigadas por uma grande estiagem.

Com diversos elementos da cultura capixaba, o coletivo se propõe a mostrar um pouco do Espirito Santo no Festival.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726