Lava-jato é flagrado usando rede clandestina de energia em Cariacica
Em razão da ausência do responsável, ninguém foi conduzido, mas será instaurado inquérito policial para apurar os fatos

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) fiscalizou, nesta quinta-feira (24), um lava-jato de caminhões localizado na Vila Independência, em Cariacica. A ação teve como objetivo apurar um possível furto de energia elétrica no local.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA operação foi realizada pelo Departamento de Investigações Criminais (Deic), em conjunto com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC), da Polícia Científica, e técnicos da EDP, distribuidora de energia do Estado.
Durante a fiscalização, os agentes inspecionaram a estrutura elétrica do estabelecimento e levantaram informações técnicas para subsidiar a investigação. Ninguém foi detido até o momento.
Durante a averiguação, foi identificada uma rede clandestina de fornecimento de energia elétrica, que abastecia diretamente uma residência e o estabelecimento comercial ligados à rede irregular. O proprietário não estava no local.
A perícia realizada constatou ligação direta trifásica na rede da EDP sem medição adequada, com fluxo de corrente no momento da inspeção. Técnicos da EDP retiraram a ligação irregular e desligaram o fornecimento no local.
De acordo com um familiar do responsável, a residência e o lava-jato eram abastecidos pela instalação que já estava desligada, sendo a EDP por ter débitos superiores a R$ 113 mil.
Em razão da ausência do responsável, ninguém foi conduzido, mas será instaurado inquérito policial para apurar os fatos. Conforme a EDP, além da responsabilização criminal, os envolvidos deverão ressarcir os valores referentes à energia não faturada durante o período da fraude, conforme estabelece a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como arcar com os custos operacionais e administrativos da distribuidora.