Segurança

Chefe de milícia do RJ é preso em zona rural de Barra de São Francisco

A ação também contou com apoio técnico da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), sediada em Vitória.

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

Foto: Divulgação PCES

Após nove dias de trabalho ininterrupto de inteligência e cerco tático, a Polícia Civil do Espírito Santo, com apoio da Polícia Militar, prendeu um foragido da Justiça do Rio de Janeiro. A captura ocorreu na tarde desta sexta-feira (1º), no Córrego do Recreio, zona rural de Barra de São Francisco, Noroeste do Estado.

O homem, de 44 anos, foi identificado como Jorgimar Bonifácio Machado, conhecido como “Duim”. Ele é apontado como chefe de uma organização criminosa com características de milícia e grupo de extermínio atuante em Queimados, na Baixada Fluminense (RJ).

Leia também: Alegre: homem é preso e PM se surpreende com o que ele carregava; veja o que aconteceu

A operação foi conduzida pela 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco, em conjunto com a Força Tática e o Serviço de Inteligência do 11º Batalhão da PMES. A ação também contou com apoio técnico da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), sediada em Vitória.

Segundo o delegado Robson Peixoto, “Duim” integrava o grupo conhecido como “Caçadores de Gansos”, investigado desde 2016 por envolvimento em execuções sumárias. A facção é suspeita de promover a morte de traficantes, usuários de drogas e assaltantes, e está associada ao aumento de homicídios registrados entre 2010 e 2016 na Baixada Fluminense.

O preso tem nove registros criminais no Rio de Janeiro, incluindo homicídio qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e constituição de milícia privada. Um dos crimes atribuídos a ele é o sequestro e tortura de um chefe do tráfico em 2020.

Localizado em uma área de vegetação, o suspeito se rendeu após negociação com as forças de segurança. Ele foi conduzido à 14ª Delegacia Regional e, após os procedimentos legais, será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.