
Com foco na valorização da Primeira Infância, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizou, na segunda-feira (18), no Auditório do Palácio Bernardino Monteiro, um evento especial em alusão ao Agosto Verde.
A iniciativa, que reuniu profissionais da assistência social, foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Subsecretaria de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi).
Leia também: VÍDEO | Homem sofre mal súbito dentro de loja em Cachoeiro
O encontro discutiu ações voltadas ao desenvolvimento integral das crianças, com destaque para a importância da criação e implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância em Cachoeiro. A proposta busca estruturar políticas públicas mais eficazes para garantir os direitos das crianças desde os primeiros anos de vida.
Durante as palestras, a equipe da Subapi reforçou que o cuidado com a Primeira Infância deve começar ainda na gestação, fase crucial para o desenvolvimento saudável dos bebês. Também foram abordados temas como a atuação dos serviços de assistência social voltados ao público infantil, a relevância do Programa Criança Feliz e a importância da articulação intersetorial entre diferentes secretarias e políticas públicas.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Éder Botelho da Fonseca, além das equipes do Programa Criança Feliz de Cachoeiro, da Subapi/Setades (Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social), dos profissionais dos diversos equipamentos da assistência social do município e de organizações da sociedade civil. Os participantes compartilharam experiências e promoveram debates enriquecedores com os profissionais da rede local, visando fortalecer o cuidado e a proteção das crianças em situação de vulnerabilidade.
Para o secretário Éder Botelho da Fonseca, a mobilização é um passo importante para fortalecer as políticas voltadas às crianças no município. “A Primeira Infância é uma fase determinante para toda a vida de uma pessoa. Investir em políticas públicas voltadas para essa etapa significa garantir mais oportunidades de desenvolvimento, saúde e educação. Cachoeiro reafirma seu compromisso em construir uma rede de proteção cada vez mais sólida para nossas crianças”, destacou.
A mobilização integra a agenda do Agosto Verde e reforça o compromisso do município com a promoção de uma infância mais segura, saudável e acolhedora.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui