Política Regional

Jack Rocha é eleita a Melhor Parlamentar do ES no prêmio Congresso em Foco

A honraria, conquistada por meio de votação popular, é um reconhecimento direto do trabalho parlamentar que a deputada tem desenvolvido em benefício do estado

Redação Redação

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada federal Jack Rocha foi a vencedora do prêmio Congresso em Foco na categoria Melhor Deputada do Espírito Santo na edição de 2025.

Em resposta à conquista, a deputada Jack Rocha afirmou: “Não tenho palavras para expressar a gratidão que sinto neste momento. Ser eleita a Melhor Deputada do Espírito Santo, pelo prêmio Congresso em Foco, é uma das conquistas mais significativas da minha carreira, porque veio diretamente de vocês”.

Leia também: Dr. Bruno Resende lidera ações para ampliar acesso à hemodiálise no ES

A honraria, conquistada por meio de votação popular, é um reconhecimento direto do trabalho parlamentar que a deputada tem desenvolvido em benefício do estado.

O prêmio, concedido pela tradicional publicação de jornalismo político Congresso em Foco, celebra anualmente os parlamentares mais destacados em suas áreas de atuação. A vitória na votação popular reflete a forte conexão e a aprovação do mandato junto à população capixaba.

Biografia

Jack nasceu em Colatina, no Norte do Espírito Santo, e sempre esteve atenta às causas das minorias. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 2004 e, no ano seguinte, assumiu a Secretaria Municipal de Imprensa de Colatina. É co-fundadora do Conselho Estadual de Juventude (Conjuve) e da Secretaria de Juventude da CUT. Foi gerente de Economia Solidária e Microcrédito na Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado do Espírito Santo.

É a primeira deputada federal negra da história do Espírito Santo e primeira mulher negra a presidir o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores. Além do cargo de Secretária da Mulher da Câmara dos Deputados, representando toda a bancada feminina da Casa, é também coordenadora da bancada feminina do PT na Câmara.

Em 2023, assumiu a relatoria da Lei de Igualdade Salarial (Lei 14.611/2023), que garante igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens para o exercício da mesma função. A Lei que se tornou referência mundial na promoção da equidade de gênero. Também é autora da Lei 14.759/2023, que torna feriado nacional o dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui