Cidades

Segurança alimentar em pauta: Cachoeiro promove primeira reunião oficial

A reunião teve o objetivo de iniciar a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim promoveu a primeira reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), com o objetivo de iniciar a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O município já desenvolve políticas públicas voltadas à segurança alimentar, mas ainda não contava com um plano estruturado que organizasse as diretrizes, metas e ações de médio e longo prazo.

Leia também: “Cadê a Ana Clara?” Tutora clama por informações de cachorra que sumiu em Cachoeiro

A partir desta reunião, Cachoeiro passa a construir um instrumento legal e estratégico para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), previsto na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei Federal nº 11.346/2006), que institui o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

A criação da Caisan em Cachoeiro foi formalizada pelo Decreto Municipal nº 30.716/2025, e a elaboração do plano está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Câmara é composta por representantes de diferentes secretarias municipais, incluindo:

  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social;
  • Secretaria Municipal de Agricultura;
  • Secretaria Municipal de Saúde;
  • Secretaria Municipal de Educação;
  • Secretaria Municipal de Fazenda;
  • Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico;
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Também participaram da reunião a assessora especial de Governo, Norma Ayub; o subsecretário de Segurança Alimentar e Nutricional da Semdes, Cid Fassarella; Cleila Medina, assistente social e secretária executiva da Caisan Estadual; Thais Alves Guerra, nutricionista e técnica de referência do Programa Estadual Compra Direta de Alimentos (CDA); além de técnicas da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Marco histórico

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eder Botelho da Fonseca, que também presidente da Caisan, ressaltou a relevância do momento para Cachoeiro. “Estamos construindo um marco histórico para a nossa cidade. A partir do plano, teremos diretrizes claras para fortalecer a segurança alimentar e nutricional. Ampliando o acesso a alimentos de qualidade e promovendo saúde e dignidade para a população. Esse é um compromisso de gestão e também de cidadania”, afirmou.

O vice-presidente da Caisan, José Arcanjo Nunes, secretário municipal de Agricultura, destacou a importância da integração entre as pastas. “A segurança alimentar vai além da assistência social; ela envolve diretamente a agricultura, a saúde, a educação e outras áreas. Com o plano, poderemos alinhar nossas ações e fortalecer a produção local de alimentos saudáveis, gerando benefícios tanto para os produtores quanto para as famílias que mais precisam”, frisou.

A partir desta primeira reunião, os grupos de trabalho formados pela Caisan irão construir o documento que servirá como referência para as políticas de segurança alimentar. Também nutricional no município, em consonância com as legislações federal e estadual.

O vice-prefeito de Cachoeiro, José Carlos Correa Cardoso Junior, também destacou a relevância do avanço. “Esse plano representa mais um passo importante para garantir dignidade e qualidade de vida à nossa população. A união de esforços das secretarias e dos parceiros mostra que Cachoeiro está comprometido com um futuro mais justo, saudável e sustentável para todos”, afirmou.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.