
Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada em Afonso Cláudio, participaram, entre os dias 20 e 22 de agosto, de uma experiência pedagógica que resgatou uma das mais importantes tradições capixabas: a confecção de panelas de barro.
Orientados pelas professoras Solinéia Gabrecht de Souza e Silônita Castorina Basto Ferreira, os alunos tiveram contato direto com o barro, explorando sua maleabilidade e dando forma às próprias peças. O objetivo foi promover o aprendizado por meio da vivência cultural e artística, incentivando a criatividade e o trabalho colaborativo.
Leia também: Piúma conquista maior índice de participação no ICMS dos últimos sete anos
A oficina despertou interesse e curiosidade nos estudantes, que participaram ativamente das conversas iniciais e da etapa prática. Além de desenvolver habilidades motoras e socioemocionais, a proposta reforçou a importância de valorizar o trabalho artesanal, reconhecendo sua ligação com a cultura popular e a identidade brasileira.
“Foi uma experiência incrível! Os alunos ficaram muito empolgados e puderam vivenciar um pouco do trabalho realizado pelas Paneleiras de Goiabeiras. Esse tipo de atividade é de suma importância para a valorização do saber cultural que passa de geração em geração”, destacou a professora Solinéia Gabrecht.
O estudante Benjamin Kepp Doring, do 2º ano do Ensino Fundamental I e participante das confecções das panelas, também registrou sua experiência: “Achei muito divertido, foi muito legal! É muito importante porque a gente aprende a produção das panelas e novas comidas.”
A vivência foi além do conteúdo curricular, proporcionando um aprendizado significativo, conectado à vida real e à valorização das tradições locais, ao mesmo tempo em que reforçou vínculos culturais, emocionais e sociais no processo de formação das crianças.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui