Cinema capixaba em destaque no BUT Film Festival, na Holanda
O evento é de grande destaque no cinema fantástico internacional e realiza exibição exclusiva de filmes B, underground e trash.

No último final de semana de agosto, a produtora de cinema Fábulas Filmes participou da 20ª edição do BUT Film Festival (BFF), em Breda, na Holanda. O evento é de grande destaque no cinema fantástico internacional e realiza exibição exclusiva de filmes B, underground e trash. A presença da produtora foi viabilizada pelo Edital de Circulação e Intercambio de 2025, da Secretaria da Cultura (Secult).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA programação do festival contou com duas exibições para cada filme do diretor Rodrigo Aragão:
- O Cemitério das Almas Perdidas (Cemetery of Lost Souls, 2020): quinta-feira, 28 de agosto, às 20h e domingo, 31 de agosto, às 14h
- Prédio Vazio (Evil Within, 2025), em sua estreia holandesa: sexta-feira, 29 de agosto, às 22h e sábado, 30 de agosto, às 20h
Leia também: ‘Ainda Estou Aqui’ é escolhido Melhor Filme do Ano pela crítica internacional
Homenagem a Rodrigo Aragão
Neste ano, o cineasta capixaba Rodrigo Aragão também foi homenageado com o troféu Super Awesome Award 2025, reconhecimento que reafirma a afinidade do BUT Film Festival com o cinema produzido em Guarapari.
Ao longo de sua trajetória, todos os filmes do diretor já foram exibidos no BFF, consolidando a presença da cultura capixaba em um dos palcos mais importantes do cinema fantástico internacional. Essa acolhida reflete não apenas o talento da produção local, mas também o impacto do investimento público cultural na valorização e difusão da nossa identidade artística.
Sinopses
Prédio Vazio
Após o misterioso desaparecimento da mãe durante o carnaval de Guarapari, Luna parte em busca de respostas. A trilha leva a um prédio abandonado (ou quase). Entre paredes e corredores sem fim, o que parecia vazio revela-se um espaço habitado por almas que não descansam.
O Cemitério das Almas Perdidas
Corrompido pelo poder do livro negro de Cipriano, um jesuíta e seus seguidores iniciam um reinado de terror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver eternamente presos sob os túmulos de um cemitério.
Quem é Rodrigo Aragão
Nascido em 1977, Guarapari, o cineasta atualmente integra a equipe da Fábulas Negras Produções. Rodrigo escreveu, dirigiu e produziu seis filmes de longa-metragem e cinco curtas nos gêneros terror, fantasia e aventura.
Participou de mais de cem festivais no Brasil e no exterior, ganhando diversos prêmios. Tem como objetivo renovar o cinema de gênero brasileiro, levando a cultura regional para os mais diversos pontos do globo.