
Anchieta alcançou uma marca importante na proteção à vida das mulheres: o município está há mais de cinco anos sem registro de feminicídio. O último caso registrado na cidade ocorreu em 7 de fevereiro de 2020. Desde então, não houve novas ocorrências desse crime no território municipal.
Em 2024, o Espírito Santo registrou 39 feminicídios, o que mostra que Anchieta está dando certo em ações implementadas no sentido de proteger à mulher.
Leia também: Cachoeiro completa 75 dias sem homicídios e alcança marca histórica
Os dados foram apresentados na reunião periódica do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada nesta terça-feira na sala de reuniões da prefeitura.
No contexto local, um dos pilares dessa conquista tem sido a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), serviço especializado que funciona 24 horas pelo telefone 28 – 99255- 4103, com equipes qualificadas para fiscalizar medidas protetivas, acompanhar vítimas e fazer visitas de rotina. A Patrulha foi efetivada em 2020 e já atendeu dezenas de mulheres ao longo de sua atuação.
O Prefeito Léo Português comemorou os resultados. “ Seguiremos fortalecendo a rede de proteção às mulheres, ampliando ações educativas e integrando esforços com os demais órgãos para que o feminicídio seja sempre zero”, disse.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui