Cidades

Castelo e Iconha recebem treinamento contra ataques de onças e javalis

O Ibama destaca que a criação ou soltura de javalis e onças na natureza é proibida.

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

Imagem para ilustrar edital ibama 2025
Foto: Divulgação/Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou, na segunda-feira (1º), a Oficina de Atendimento a Situações de Conflitos com Onças e Javalis.

A capacitação segue até sexta-feira (5), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e as prefeituras de Castelo e Iconha.

Leia também: Precisando negociar suas dívidas? A Feira Parceria Legal é o lugar certo

Segundo especialistas, o javali é uma espécie invasora que causa grandes prejuízos ambientais e pode atacar plantações, animais domésticos e até pessoas. Sua presença já foi registrada em diferentes regiões do Espírito Santo, exigindo ações de controle mais rígidas.

Já a onça-pintada, em risco de extinção no estado, está restrita ao complexo florestal Linhares-Sooretama. Apesar de não haver registros de ataques de grandes felinos a seres humanos no Espírito Santo, os encontros ocasionais em áreas rurais geram medo e exigem orientação adequada para evitar riscos.

O Ibama destaca que a criação ou soltura de javalis e onças na natureza é proibida. Em caso de avistamento desses animais, a recomendação é acionar imediatamente as autoridades ambientais e não tentar enfrentá-los por conta própria.

Com a oficina, os órgãos ambientais buscam orientar comunidades sobre como agir em situações de risco, reduzindo os impactos dos javalis e promovendo a convivência segura com a fauna silvestre.

Programação

  • 1º/09, das 14h às 17h: Reunião técnica no Centro Comunitário da Igreja Católica. Endereço: Av. Nossa Senhora da Penha, 80 – Centro, Castelo, Espírito Santo.
  • 02/09, das 8h às 12h: Visita técnica na Fazenda Santa Rita, com ponto de encontro às 8h no Centro Comunitário da Igreja Católica.
  • 04/09, das 14h às 17h: Reunião técnica no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Iconha. Endereço: Av. Manoel Jacques Soares, 132–184 – Jardim Jandira, Iconha, Espírito Santo.
  • 05/09, das 8h às 12h: Visita técnica, com ponto de encontro no Cras de Iconha.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.