Segurança

PF desarticula esquema milionário de contrabando de pessoas no ES

Mais de 400 pessoas teriam sido vítimas da organização, muitas submetidas a riscos e violência durante o trajeto.

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (9) a Operação Héstia, em São Mateus, para desarticular uma associação criminosa dedicada ao contrabando de migrantes para os Estados Unidos e à lavagem de dinheiro. A ação mobilizou 44 policiais federais no cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão em cinco estados.

As investigações apontam que o grupo aliciava brasileiros com promessas falsas de entrada ilegal nos EUA. O esquema utilizava empresas de turismo e uma rede de intermediários conhecidos como “coiotes”. Mais de 400 pessoas teriam sido vítimas da organização, muitas submetidas a riscos e violência durante o trajeto.

Leia também: Polícia Militar apreende suspeito com arma e droga em Alegre

O levantamento financeiro revelou que o grupo movimentou R$ 12,7 milhões em transações diretas, operações em espécie, cheques e câmbio. A prática configura crimes de contrabando de migrantes, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que somadas podem ultrapassar 23 anos de prisão.

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da operação é descapitalizar a organização, interromper as atividades e responsabilizar os envolvidos, prevenindo novas vítimas desse tipo de prática criminosa.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.