PF desarticula esquema milionário de contrabando de pessoas no ES
Mais de 400 pessoas teriam sido vítimas da organização, muitas submetidas a riscos e violência durante o trajeto.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (9) a Operação Héstia, em São Mateus, para desarticular uma associação criminosa dedicada ao contrabando de migrantes para os Estados Unidos e à lavagem de dinheiro. A ação mobilizou 44 policiais federais no cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão em cinco estados.
As investigações apontam que o grupo aliciava brasileiros com promessas falsas de entrada ilegal nos EUA. O esquema utilizava empresas de turismo e uma rede de intermediários conhecidos como “coiotes”. Mais de 400 pessoas teriam sido vítimas da organização, muitas submetidas a riscos e violência durante o trajeto.
Leia também: Polícia Militar apreende suspeito com arma e droga em Alegre
O levantamento financeiro revelou que o grupo movimentou R$ 12,7 milhões em transações diretas, operações em espécie, cheques e câmbio. A prática configura crimes de contrabando de migrantes, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que somadas podem ultrapassar 23 anos de prisão.
Segundo a Polícia Federal, o objetivo da operação é descapitalizar a organização, interromper as atividades e responsabilizar os envolvidos, prevenindo novas vítimas desse tipo de prática criminosa.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui