Mimoso do Sul: infestação de pombos em escola coloca saúde de alunos em risco
A instituição fica na Rua Nazle Albut Acha. No local, conforme fotos enviadas à redação do AQUINOTICIAS.COM, é possível ver uma grande quantidade dos animais

Uma infestação de pombos em frente a Escolar da EMEB Pedro José Vieira, em Mimoso do Sul, tem representado risco para a saúde de crianças e adolescentes que estudam na unidade educacional, uma vez que esses animais são vetores de doenças como a criptococose e histoplasmose (infeções fúngicas respiratórias), a salmonelose (infeção bacteriana) e a ornitose (infeção bacteriana).
A instituição fica na Rua Nazle Albut Acha. No local, conforme fotos enviadas à redação do AQUINOTICIAS.COM, é possível ver uma grande quantidade de pombos nas imediações da instituição. Além de mau cheiro, também há relatos de que os animais deixam fezes no local.
Leia também: Mimoso do Sul: situação em PSF expõe precariedade no serviço de saúde em distritos




A direção da instituição chegou a comunicar o fato a Secretaria Municipal de Educação. Por meio de um ofício, a unidade educacional ressalta que no ambiente escolar, principalmente onde os alunos se alimentam e brincam, é comum os pombos encontrarem fragmentos de alimentos no chão.
Após tomar conhecimento da situação, a Secretaria de Educação, por sua vez, alegou não ter competência para resolver o problema e reportou um ofício pedindo ajuda a Secretaria Estadual do Meio Ambiente para viabilizar uma solução.
“Em atendimento ao Ofício nº 14, de 04/09/2025, dessa instituição de ensino, informamos que não dispomos de um controle eficaz aos pombos que tem trazido os transtornos mencionados”, diz a pasta.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui