Cidades

Estudantes do sistema prisional em Cachoeiro fazem aulões para o Enem

A iniciativa segue até dezembro, quando será aplicada a prova no sistema prisional.

Redação Redação

Foto: GOVES

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), localizado em Cachoeiro de Itapemirim, está desenvolvendo, desde o primeiro semestre de 2025, o projeto “Reescrevendo o Futuro”, que oferece aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a estudantes em privação de liberdade. A iniciativa segue até dezembro, quando será aplicada a prova no sistema prisional.

Durante os encontros, os professores trabalham com revisão de conteúdos e estratégias de estudo, unindo conhecimento acadêmico e motivação pessoal. Mais do que preparar para o exame, o objetivo é estimular a autoconfiança, desenvolver disciplina e apresentar a educação como caminho para novas oportunidades dentro e fora do cárcere.

Leia também: Hospital Evangélico de Cachoeiro apresenta 21º Encontro de Corais

Segundo o diretor do CEEJA, Isaias Ferreira da Costa, a ação vai além da preparação acadêmica: “Realizar uma ação como esta é de extrema importância para nossos estudantes, pois representa muito mais do que uma preparação para o Enem. É uma oportunidade de mostrar que a educação pode abrir caminhos e transformar realidades, mesmo em um contexto de privação de liberdade.”

Para os alunos, a experiência tem sido transformadora. Um dos participantes do projeto, destacou: “Nunca pensei que teria a chance de participar de aulas como essas aqui dentro. Os aulões estão me mostrando que o estudo pode abrir caminhos e me ajudar a pensar num futuro diferente. Sei que não é fácil, mas estou decidido a seguir firme até o final do ano, aproveitando essa oportunidade para aprender cada vez mais e acreditar em mim mesmo.”

De acordo com a equipe escolar, o diferencial do projeto está em ressignificar o papel da educação no contexto prisional, valorizando tanto o aprendizado acadêmico quanto a esperança e a reintegração social.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui