Internacional

ONU: Brasil e outros países deixam plenário em protesto a Netanyahu

A decisão, confirmada pelo Itamaraty, foi tomada após a morte de dois brasileiros em ataques no Líbano e diante da crise humanitária na Faixa de Gaza.

Redação Redação

Foto: Tânia Rego | Agência Brasil

A Missão do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) deixou o plenário da Assembleia Geral antes do pronunciamento do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em protesto contra a escalada de violência no Oriente Médio. A decisão, confirmada pelo Itamaraty, foi tomada após a morte de dois brasileiros em ataques no Líbano e diante da crise humanitária na Faixa de Gaza.

De acordo com informações do portal G1, fontes diplomáticas informaram que a comitiva brasileira recebeu orientação expressa do governo para não acompanhar o discurso. O Itamaraty ressaltou que a retirada do plenário é um ato simbólico para reforçar a posição do país em defesa de uma solução pacífica e do respeito ao direito internacional humanitário.

Israel mantém, há quase um ano, uma guerra contra o grupo Hamas em Gaza e, desde a semana passada, bombardeia o Líbano em confrontos com o Hezbollah. Mais de 700 pessoas já morreram nos ataques recentes.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui