Procon Cachoeiro explica o que é venda casada e como denunciá-la
O Procon de Cachoeiro reforça que está disponível para orientar e receber denúncias de práticas abusivas.

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim faz um alerta para os consumidores sobre uma prática considerada ilegal no Brasil: a venda casada.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiCom isso, de acordo com o coordenador executivo do órgão, Ricardo Fonseca, essa conduta ocorre quando o fornecedor obriga o cliente a adquirir um produto ou serviço como condição para comprar outro. “Para caracterizar a venda casada, é preciso que haja a obrigatoriedade de compra de um item para ter acesso a outro”, explica.
Leia também: Foi vítima de golpe? Procon de Cachoeiro orienta sobre novo mecanismo do Pix
Ainda segundo Fonseca, a prática é proibida pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor e pode ser identificada em duas modalidades: direta e indireta.
A forma direta acontece quando o vendedor impõe de maneira explícita a compra de outro produto ou serviço. Já a indireta é mais sutil, quando o consumidor tem suas opções limitadas e acaba sendo induzido a aceitar apenas o que o fornecedor oferece.
Exemplos de venda casada
A venda casada pode ocorrer de forma evidente, que é quando o consumidor é informado de que só poderá adquirir um item se levar outro. Ou disfarçada, quando um serviço não solicitado é incluído em um pacote sem o consentimento do cliente.
De qualquer forma, em ambos os casos, a empresa responsável pode ser multada, ter suas atividades suspensas e até responder judicialmente por danos morais.
Assim, entre os exemplos mais comuns estão:
- exigência de consumação mínima em bares e restaurantes
- obrigatoriedade de contratar buffet junto ao aluguel de um salão de festas
- proibição de entrada em cinemas com produtos comprados fora do local
- venda de passagens atrelada à hospedagem
- inclusão de seguros em financiamentos ou contratos de telefonia e internet
O coordenador destaca, no entanto, que nem toda oferta conjunta é irregular. Por exemplo, promoções do tipo “leve dois, pague um” ou pacotes de produtos que só são vendidos em conjunto, como rolos de papel higiênico, não configuram venda casada, pois o consumidor tem a liberdade de escolha.
Procon de Cachoeiro
O Procon de Cachoeiro reforça que está disponível para orientar e receber denúncias de práticas abusivas.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua Bernardo Horta, bairro Guandu. Também é possível agendar o atendimento online pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br, ou entrar em contato pelo telefone (28) 3199-1710.
Com informações da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim