Concurso Ales 2025: entenda como será a prova objetiva
As avaliações serão de caráter eliminatório e classificatório, com estruturas diferentes conforme o nível de escolaridade exigido.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) divulgou os detalhes sobre a prova objetiva do concurso público que oferece vagas para três cargos: Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Agente de Polícia Legislativa.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNesse sentido, as avaliações serão de caráter eliminatório e classificatório, com estruturas diferentes conforme o nível de escolaridade exigido.
Leia também: Inscrições para concurso da Ales estão abertas; salários podem chegar até R$ 9,3 mil
Agente de Polícia Legislativa
Para o cargo de Agente de Polícia Legislativa, que requer ensino fundamental e oferece 15 vagas, a prova será aplicada no dia 21 de dezembro de 2025, no turno da tarde. O exame contará com 40 questões de múltipla escolha, totalizando 100 pontos, e o candidato precisará obter pelo menos 50% da pontuação total para ser aprovado.
Assim, as disciplinas cobradas serão Língua Portuguesa (peso 3,0), Raciocínio Lógico Matemático (peso 2,0), Noções de Informática (peso 1,5), Conhecimentos Gerais e Atualidades (peso 2,0), Legislação (peso 2,5) e Conhecimentos Específicos (peso 3,0).
Por outro lado, em Legislação, o conteúdo inclui a Constituição Estadual, o Regimento Interno da Ales, a Lei Complementar nº 46/1994 (Regime Jurídico Único dos Servidores) e demais normas internas.
Já os Conhecimentos Específicos envolvem temas como segurança patrimonial, vigilância em prédios públicos, primeiros socorros, combate a incêndios, direitos humanos e ética no serviço público.
Cargos de nível superior
Contudo, os cargos de Consultor Legislativo e Analista Legislativo exigem formação superior e terão provas objetivas com 50 questões. Assim, as avaliações estão marcadas para o dia 14 de dezembro de 2025, no turno da manhã. Dessa forma, assim como no cargo de agente, será necessário alcançar 50% do total de pontos para aprovação.
Com isso, as disciplinas são semelhantes, com destaque para Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, ambas com peso 3,0. Também serão cobrados Raciocínio Lógico Matemático (peso 2,0), Noções de Informática (peso 1,0) e Conhecimentos Gerais (peso 1,0).
Além disso, além da prova objetiva, o cargo de Consultor Legislativo, que oferta 15 vagas, incluirá prova discursiva e avaliação de títulos. Por outro lado, já o cargo de Analista Legislativo, com cinco vagas, contará apenas com análise de títulos. Os conteúdos programáticos completos estão disponíveis no site do IBGP Concursos, responsável pela organização do certame.
Conteúdos comuns
Entre os temas comuns aos três cargos, estão interpretação de textos, gramática e redação oficial, em Língua Portuguesa. Em Raciocínio Lógico Matemático: proposições, conjuntos e probabilidade
Já em Noções de Informática: uso do pacote Office, internet e segurança digital. Por fim, em Conhecimentos Gerais e Atualidades: fatos políticos, sociais e econômicos recentes do Espírito Santo e do Brasil.