Política Nacional

Brasil e Indonésia assinam comunicado e citam potencial de parcerias

O documento destaca o fortalecimento das relações bilaterais e multilaterais, a cooperação em diferentes áreas e a convergência de posições sobre temas globais

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os governos do Brasil e da Indonésia divulgaram, nesta quinta-feira (23), um comunicado conjunto sobre o avanço da parceria estratégica entre os dois países, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Jacarta. O documento destaca o fortalecimento das relações bilaterais e multilaterais, a cooperação em diferentes áreas e a convergência de posições sobre temas globais, como segurança internacional, desenvolvimento sustentável e governança global.

Entre os principais pontos, Brasil e Indonésia reconheceram o potencial expressivo de cooperação econômica, empresarial e tecnológica, com ênfase em setores como agronegócio, defesa, mineração, energia, saúde e turismo. O texto também reafirma o compromisso dos dois países com a transição energética, o uso de biocombustíveis e o combate às organizações criminosas, além de incentivar a integração entre blocos econômicos e o fortalecimento da cooperação Sul-Sul em prol de uma ordem internacional mais justa e inclusiva.

Leia também: Abertura de mercado na Indonésia para exportação de erva-mate

O comunicado ressalta ainda a preocupação comum com as mudanças climáticas, a preservação dos oceanos e florestas tropicais, e o papel da ciência, tecnologia e inovação no enfrentamento desses desafios. Como membros fundadores da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, Brasil e Indonésia reafirmaram o compromisso com a segurança alimentar e nutricional, considerada essencial para a estabilidade e a resiliência das nações. Ambos também apoiaram o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será apresentado na Cúpula do Clima de Belém.

Por fim, os dois países defenderam uma reforma urgente das instituições de governança global, para ampliar a representatividade do Sul Global, citando o Conselho de Segurança da ONU como exemplo. O comunicado expressa ainda apoio ao processo de cessar-fogo em Gaza, destacando a importância do acesso à ajuda humanitária e da reconstrução do território, com base na defesa da solução de dois Estados como caminho para a paz na região.

Com informações da Agência Brasil

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.