Blitze da Lei Seca flagram motoristas alcoolizados em Cachoeiro e outras 6 cidades

A Operação Força pela Vida, realizada com foco na Lei Seca, retirou das ruas 41 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool. A ação, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), aconteceu entre a noite de sexta-feira (31) e a madrugada de sábado (1º) em diferentes pontos da Região Metropolitana e do interior capixaba, incluindo Cachoeiro de Itapemirim.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDurante as blitze, as equipes de fiscalização abordaram 712 condutores nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Viana e Linhares. A iniciativa faz parte da mobilização nacional pela redução de acidentes, em alinhamento ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Ao todo, foram realizados 712 testes do etilômetro (bafômetro). Quatro motoristas foram flagrados embriagados e outros 37 se recusaram a realizar o teste, sendo autuados conforme o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH por 12 meses.
Os agentes registraram ainda 104 autos de infração por diferentes irregularidades, como veículos com licenciamento vencido (39), condutores sem habilitação (3) e entrega de veículo a pessoa inabilitada (3), entre outras violações às normas de trânsito.
Um motorista foi preso em flagrante por embriaguez ao volante, conforme o artigo 306 do CTB. Ele pagou fiança de R$ 4 mil e foi liberado. Outro condutor, porém, acabou detido após desobedecer a ordem de parada, ultrapassar o bloqueio viário e quase atropelar agentes ao derrubar cones de sinalização. Segundo a fiscalização, o homem dirigia sem habilitação e com claros sinais de embriaguez. Diante da gravidade das infrações, ele foi encaminhado ao presídio, onde permanece à disposição da Justiça.
Gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato ressaltou a importância das ações conjuntas na prevenção de acidentes. “A operação integrada retirou das vias capixabas 41 condutores que colocavam em risco a segurança de todos. A fiscalização de trânsito é essencial para garantir o cumprimento das leis e proteger quem circula nas estradas”, destacou.
A ação contou com 89 agentes de diferentes instituições. Participaram, além do Detran|ES, equipes da Polícia Militar (BPTran), Polícia Civil (DDT), Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha e Serra, Ceturb e Samu.
A presença de Cachoeiro de Itapemirim entre os municípios participantes reforça o compromisso do interior capixaba com a segurança no trânsito e o combate à combinação de álcool e direção, uma das principais causas de mortes nas estradas do Estado.