Fundo de Participação dos Municípios: Câmara instala comissão para analisar PEC
A proposta altera o artigo 159 da Constituição Federal e prevê o aumento do volume de recursos repassados pela União aos municípios

A Câmara dos Deputados instala, nesta quarta-feira (5), a Comissão Especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/2019, que trata da distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A reunião está marcada para as 10 horas.
A proposta altera o artigo 159 da Constituição Federal e prevê o aumento do volume de recursos repassados pela União aos municípios por meio das transferências constitucionais. A medida busca fortalecer o orçamento das administrações municipais, que dependem em grande parte do FPM para manter serviços públicos essenciais.
Leia também: Novo repasse do FPM chega a R$ 4,6 bi; Confederação pede controle fiscal
Após a instalação, os parlamentares deverão eleger o presidente e os vice-presidentes do colegiado. A comissão será composta por 20 deputados titulares e 20 suplentes, que ficarão responsáveis por discutir e votar o parecer sobre a proposta antes de sua análise no plenário da Câmara.
Com informações da Agência Câmara.