COP30

Lula abre Cúpula de Líderes da COP30 nesta quinta-feira (6)

Em Belém, presidente recebe chefes de Estados para debates sobre clima

Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a receber, nesta quinta-feira (6), os chefes de Estado e autoridades internacionais que vão participam da Cúpula do Clima, evento preparatório para a COP30, que será realizada na capital paraense em 2026. O encontro, que se estende até esta sexta-feira (7), reúne líderes globais em torno de três plenárias temáticas sobre clima, natureza, florestas e oceanos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A primeira plenária está marcada para esta tarde, com abertura feita pelo presidente brasileiro. Amanhã, outras duas discussões estão previstas, dando continuidade ao diálogo sobre preservação ambiental e compromissos internacionais de sustentabilidade.

Leia também: Espírito Santo se posiciona como referência ambiental em evento pré-COP30

Pela manhã, Lula participa da abertura da Plenária Geral de Líderes, ao lado das autoridades estrangeiras que chegam à cidade. O chefe do Executivo brasileiro fará o discurso inaugural, seguido pelas falas dos demais líderes, que terão até cinco minutos para suas intervenções formais. Representantes de organizações internacionais também devem discursar ao longo do dia.

Após a cerimônia de abertura, o presidente Lula oferecerá um almoço oficial às lideranças presentes para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Durante o encontro, o presidente vai defender a continuidade e o fortalecimento do fundo, voltado a apoiar financeiramente países que mantêm florestas tropicais, como Brasil, Peru, Colômbia e outros integrantes da região amazônica.

A cidade de Belém amanheceu em ritmo acelerado. A presença de delegações estrangeiras e de equipes de imprensa movimenta a capital, que passou por obras de infraestrutura nos últimos meses. Militares do Exército reforçam o esquema de segurança, com patrulhamento em pontos estratégicos e presença de veículos blindados nas vias de acesso aos locais do evento.

Na segunda-feira, Lula assinou decreto que autoriza a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém, medida solicitada pelo governador do Pará, Helder Barbalho. O decreto segue o mesmo protocolo adotado em outros grandes eventos internacionais realizados no Brasil, como o G20 e a reunião dos BRICS, no Rio de Janeiro.

Durante os próximos dias, Belém assume simbolicamente o posto de capital do país, refletindo a importância do encontro ambiental sediado no coração da Amazônia. A expectativa é que os debates da Cúpula do Clima reforcem o papel do Brasil como liderança global na agenda ambiental e na defesa da preservação das florestas tropicais.

Com informações da Agência Brasil

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.

Assuntos:

Nacional