Espírito Santo se posiciona como referência ambiental em evento pré-COP30
Casagrande ressaltou a importância de estados e municípios assumirem protagonismo nas políticas ambientais

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou na última segunda-feira (3) do Fórum de Líderes Locais da COP30, realizado no Rio de Janeiro. O evento foi organizado pela Presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em parceria com a Bloomberg Philanthropies e reuniu autoridades e representantes de governos subnacionais da América Latina.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDurante sua fala, Casagrande ressaltou a importância de estados e municípios assumirem protagonismo nas políticas ambientais. “É essencial que os governos locais liderem ações concretas de adaptação e mitigação climática. Somente assim poderemos cumprir as metas estabelecidas nos acordos internacionais”, destacou.
Leia também: Marina Silva anuncia criação de coalizão contra crimes ambientais
Pela manhã, o governador apresentou as iniciativas do Consórcio Brasil Verde — presidido por ele — durante um encontro na Embaixada da União Europeia. Na sequência, reuniu-se com Teresa Rivera, vice-presidente executiva da Comissão Europeia de Transição Limpa, Justa e Competitiva. À tarde, participou do painel “Mergulhando fundo: Desbloqueando as Finanças Subnacionais”, onde compartilhou a experiência capixaba com o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais.
Políticas ambientais
Casagrande também integrou o evento “Potencial Climático da Natureza: Conectando Oportunidades de Financiamento para Governos Subnacionais”, que reuniu líderes de estados, províncias e municípios latino-americanos. Ele lembrou que o Consórcio Brasil Verde nasceu da necessidade de fortalecer políticas ambientais em nível estadual. “Criamos o consórcio para suprir a ausência de coordenação nacional e hoje já contamos com 15 estados. O Espírito Santo está contratando mapas de risco municipais e investindo em soluções baseadas na natureza”, explicou.
O governador reforçou que os estados têm papel decisivo para atrair investimentos sustentáveis e apoiar municípios que ainda carecem de estrutura técnica. “Os governos subnacionais estão mais próximos dos territórios e têm melhores condições de executar projetos concretos. Precisamos estar alinhados para garantir que os recursos cheguem onde são mais necessários”, afirmou.
ES na COP30
Casagrande confirmou presença na COP30, que será realizada em Belém (PA), ainda neste mês. Ele adiantou que o Espírito Santo levará à conferência um conjunto de novas iniciativas ambientais e defendeu maior participação dos governos locais no debate global sobre o clima. “É fundamental que tenhamos voz ativa e apresentemos as soluções que já estão sendo implementadas aqui”, concluiu.
Com informações do Governo do Espírito Santo.