ES na COP30: Governo do Estado lança plataforma para enfrentamento da crise climática
A plataforma, disponível em https://pcmc.es.gov.br/home, está organizada em três eixos

O governador Renato Casagrande iniciou, nesta segunda-feira (10), a participação do Espírito Santo na COP30, em Belém (PA), com o lançamento da plataforma digital do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas (PCMC). O novo canal reúne, em um único ambiente, ações, projetos e metas do Governo do Estado voltados ao enfrentamento da crise climática.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA plataforma, disponível em https://pcmc.es.gov.br/home, está organizada em três eixos: Plano Estadual de Descarbonização (NetZeroES 2050), Plano Estadual de Adaptação (Adapta-ES) e Atlas Climatológico do Espírito Santo.
Leia também: Vila Velha: políticas de mitigação e adaptação ganham destaque na COP30
O ambiente também funciona como repositório oficial do programa, com informações sobre iniciativas governamentais, parcerias e indicadores.
O lançamento ocorreu durante o painel “Governança Climática Participativa – A importância da atuação vertical para o alcance das NDCs”, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Casagrande apresentou as experiências capixabas na articulação federativa e na implementação de políticas de mitigação e adaptação.
Durante o primeiro dia de agendas, o governador acompanhou a plenária de abertura da conferência, com a presença do presidente Lula e de líderes internacionais, e participou de outros dois painéis: “Transição Energética e Transporte Sustentável”, promovido pela Global Renewables Alliance, e “Governança Ambiental”, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Findes e a Abema.
Esta é a quinta Conferência das Partes da ONU sobre clima da qual Casagrande participa como governador e presidente do Consórcio Brasil Verde. O chefe do Executivo capixaba já esteve nas COPs 26, 27, 28 e 29, e permanece na COP30 até quinta-feira (13).